Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

ELEIÇÕES 2022

PT confirma Edegar Pretto como pré-candidato ao governo do Estado

Pré-candidatura foi lançada em evento com participação dos ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro | Foto: Carol Ferraz

O Partido dos Trabalhadores confirmou o nome do deputado estadual Edegar Pretto como pré-candidato a governador do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022. A confirmação ocorreu nessa segunda-feira, 13, em Porto Alegre, com participação dos ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, do senador Paulo Paim e deputadas e deputados das bancadas estadual e federal do partido.

A sigla afirma que o pré-candidatura foi chancelada em debates presenciais e virtuais realizados a partir de junho nas regionais do PT. Pretto é visto como nome que sintetiza a renovação do partido, por sua capacidade de diálogo, liderança política e compromissos com a base social.

“Temos uma tradição de estar numa mesma trincheira, em especial na luta pela democracia. Edegar recebe nossa experiência, e está à altura de levar adiante todo trabalho, não só das nossas administrações, mas de todas que trabalham de forma séria”, avaliou o ex-governador Tarso Genro, no evento dessa segunda.

LEIA MAIS: Beto Albuquerque é pré-candidato a governador pelo PSB

Edegar Pretto tem 50 anos e nasceu em Miraguaí, na Região Celeiro. É formado em Gestão Pública e tem suas origens na agricultura familiar. Filho de Adão Pretto, deputado federal falecido em 2009, Edegar está em seu terceiro mandato como deputado estadual. Foi o mais votado do partido nas três eleições em que participou, e líder da bancada petista no governo Tarso. Em 2017 foi presidente da Assembleia Legislativa.

Na última eleição, fez votos em quase 480 municípios, e acumula a marca de ser o mais votado da história do PT no Legislativo estadual. O deputado tem bom trânsito em diversos setores produtivos e econômicos do estado, como produção de alimentos. Uma de suas causas com reconhecimento internacional é o trabalho pelo fim da violência contra as mulheres, que o levou a ser membro do Comitê Nacional Eles Por Elas, da ONU Mulheres, e coordenador do Comitê Gaúcho Eles Por Elas, único Comitê estadual do país autorizado pela ONU.

LEIA MAIS: Heinze é oficializado pré-candidato a governador pelo PP

Já a partir desta semana, Pretto intensifica a participação presencial em agendas pelo estado, começando pela Região Metropolitana de Porto Alegre. Depois, segue para roteiros em municípios do interior.

Conforme o presidente do PT-RS, deputado federal Paulo Pimenta, a partir dessa oficialização o partido vai ampliar as discussões com siglas aliadas. Ele diz que os dirigentes já conversaram com outros partidos e há disposição para que se construa um projeto.

LEIA MAIS: Quem pode concorrer a governador do Rio Grande do Sul em 2022

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.