O 8º Festival Santa Cruz de Cinema teve sua primeira noite de exibições dos curtas-metragens na noite desta terça-feira, 10. Com o auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) lotado, o público assistiu ao primeiro filme da Mostra Olhares Daqui, que apresenta produções locais, além de seis obras da Mostra Competitiva Nacional.
Comédia, drama e até terror arrancaram risadas e aplausos do público ao longo da sessão. Na plateia, estudantes de escolas públicas de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Passo do Sobrado acompanhavam atentamente as produções. Após as exibições, os realizadores dos curtas-metragens foram ao palco para um bate-papo.
LEIA MAIS: Talento de cineastas brasileiros será destaque na abertura do 8º Festival Santa Cruz de Cinema
Publicidade
A programação da oitava edição segue até a próxima sexta-feira, 13. Nesta quarta-feira, 11, além da exibição de outros sete filmes, a programação será marcada pelo painel “Governança e turismo cinematográfico”, organizado pela Santa Cruz Film Commission. A secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, debaterá o tema com representantes de cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.
Os curtas competem pelo Troféu Tipuanas em 14 categorias. Nesta edição, a homenageada será a atriz gaúcha Araci Esteves. Já o ator Allan Souza Lima recebe o Prêmio Tuio Becker pela sua contribuição ao cinema. A celebração aos artistas será na próxima quinta-feira, 12.
O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, destacou que Santa Cruz do Sul respira cinema há décadas e é um exemplo para o País. Para ele, o festival é um evento consagrado. “Santa Cruz do Sul já não é mais uma promessa para o cinema, e isso é graças ao festival.”
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE O FESTIVAL DE CINEMA
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade