Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

ENSINO SUPERIOR

Rafael Henn oficializa pré-candidatura a reitor da Unisc

Foto: Alencar da Rosa

Em meio a um momento adverso para a economia e a educação brasileira, o atual vice-reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Rafael Frederico Henn formalizou, na noite desta quarta-feira, 22, a pré-candidatura à Reitoria. A eleição está prevista para a primeira quinzena de novembro e, ao menos por enquanto, não há previsão de disputa. O ato de lançamento ocorreu em uma transmissão on-line, seguida de entrevista coletiva. Henn, que é professor do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação e atua na gestão superior desde 2016, estava ao lado da atual reitora, Carmen Lúcia de Lima Helfer, que encerra o segundo mandato no fim do ano.

Em sua fala, Henn citou os desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior e os impactos da pandemia e destacou a necessidade de adaptação às transformações no setor. “Cada reitor conseguiu dar respostas impressionantes para os seus tempos. Mas o cenário se alterou e precisamos agora de novas respostas. Acredito muito na Unisc, nas pessoas, na tradição comunitária e isso dá força para enfrentar as dificuldades do mercado e da educação”, observou.

LEIA MAIS: Central Analítica da Unisc terá unidade no Mato Grosso

Henn defendeu, ainda, a continuidade dos processos de revisão da estrutura curricular e metodologia dos cursos, batizada de “reinvenção pedagógica”, assim como da reforma administrativa da instituição – com, por exemplo, a redução de cinco para duas pró-reitorias –, que já foi iniciada na gestão atual. Segundo ele, o plano de governo que será apresentado na campanha começará a ser elaborado nesta quinta-feira, 23, a partir de rodas de conversa com a comunidade acadêmica, e será amparado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que foi revisado recentemente.

O pré-candidato também ressaltou a urgência da retomada de políticas públicas federais ou estaduais de financiamento estudantil, que foram desidratadas nos últimos anos, para estimular o acesso de jovens às universidades. “O Brasil precisa disso”, salientou.

LEIA MAIS: Sobradinho terá Centro Vocacional Tecnológico da Unisc

O prazo para inscrição de candidaturas, encerra no dia 7 de outubro. Até lá, deve ser apresentada a composição completa da chapa, que inclui ainda o vice-reitor e os dois pró-reitores.


Primeira mulher a chegar à Reitoria da Unisc, Carmen Lúcia elogiou a trajetória de Henn e disse ter certeza que, se eleito, a universidade “estará em boas mãos”. Também reconheceu que, ao longo da administração dela, foi necessário tomar “decisões difíceis”, incluindo demissões de professores e colaboradores, mas alegou que isso “foi necessário para a manutenção do todo”. Lembrou ainda que elegeu-se pela primeira vez no pleito mais disputado da história da instituição, quando três chapas concorreram, e afirmou que, apesar disso, sempre encontrou apoio de toda a comunidade. “Consegui ser a reitora de todos”, falou.

LEIA MAIS: Unisc instalará incubadora tecnológica em Venâncio Aires

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.