Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SEGURANÇA

Região tem queda de 37% nos crimes contra a vida

Foto: Rafaelly Machado

Quedas consideráveis nos crimes letais contra a vida e contra o patrimônio e uma grande quantidade de prisões e apreensões efetuadas durante todo o ano. Os números positivos chamaram a atenção na apresentação do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), realizada na manhã desta quinta-feira, 30. Ao todo, foram 52.296 ocorrências atendidas. Os indicadores de criminalidade foram revelados pelo coronel Valmir José dos Reis. A divulgação já é tradicional aos finais de ano.

Para o comandante do CRPO/VRP, a apresentação dos números é uma forma da instituição prestar contas à comunidade regional sobre o trabalho desempenhado pelos policiais militares 24 horas por dia. “Foram 5.110 prisões na nossa região policial somente este ano. Para se ter uma ideia, este é o número de presos na maior casa prisional da América Latina, a Cadeia Pública de Porto Alegre, quando esteve lotada. Em média, são 14 prisões por dia. Esta é a régua que eu gosto de medir as instituições: pela produtividade”, comentou Reis. Ainda, 118 quilos de drogas como maconha, crack e cocaína foram apreendidos, bem como 190 armas, além de R$ 250 mil em dinheiro ilícito.

LEIA TAMBÉM: O mapa dos homicídios em Santa Cruz do Sul no ano de 2021

Publicidade

Nos crimes letais contra a vida, foram 116 em 2020 e 73 em 2021. “Somos responsáveis pela prevenção e repressão imediata aos delitos. Precisamos ressaltar os números de dois grandes grupos criminais: foram 37% a menos de crimes contra letais contra a vida, como homicídios, feminicídios e latrocínios, e 9% a menos de crimes patrimoniais, como furto e roubo. Este é o resultado na análise da ação da Brigada Militar na região. Na guerra do bem contra o mal, esses resultados mostram que estamos no caminho certo e são números que quero comemorar com a comunidade regional”, complementou Reis.

LEIA TAMBÉM: Brigada Militar prende suspeito de crimes recentes em Santa Cruz

Santa Cruz e Rio Pardo são destaques na queda de homicídios

O coronel Valmir José dos Reis comentou ainda o fato de que duas cidades do Vale do Rio Pardo integram o seleto grupo de dez municípios do Rio Grande do Sul que mais baixaram o índice de homicídios em 2021, se comparado ao ano passado. “Santa Cruz foi o sexto, dos 497 municípios, que mais baixou esse número. Rio Pardo foi o sétimo. Isto é uma informação importante e, para isso, tem que haver um trabalho profundo de equipe e inteligência.”

Publicidade

O evento, realizado no auditório do CRPO/VRP, contou ainda com as presenças do chefe do Estado-Maior do CRPO/VRP, tenente-coronel Giovani Paim Moresco; do subcomandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), major Helcio Moisés Segú Gaira; e do comandante da 1ª e 2ª companhias e chefe do Setor de Inteligência do 23º BPM, capitão Rafael Carvalho Menezes, além de outros oficiais e praças.

Na oportunidade, Reis ainda ressaltou outras atividades como a atuação do sistema de Vigilância Colaborativa da BM e do Ministério Público, que já conta com 123 câmeras, bem como os 107 soldados e 89 sargentos formados recentemente no Centro de Treinamento e no Polo Regional de Ensino do Vale do Rio Pardo, instalados no 2º BPM.

“Nós formamos policiais para o estado e para a nossa região, nesta unidade grande que temos em Rio Pardo. Este foi um do ponto dos pontos altos deste ano. Sete entre as dez melhores notas foram do curso de soldado no nosso Polo de Ensino. Isso mostra com clareza para a sociedade um trabalho transparente, com equipe focada”, salientou o comandante.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Curso Técnico em Segurança Pública da BM forma novos sargentos

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.