Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

RESÍDUOS SOLIDOS

Santa Cruz aparece em 11º lugar do Estado em avaliação de gestão do lixo

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Santa Cruz do Sul está em posição de destaque no Estado quando o tema é a gestão de resíduos sólidos. É isso que mostra o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana. O estudo foi realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana, em parceria com a PricewaterhouseCoopers Brasil. Ele avalia itens como taxa de reciclagem, cobrança pelos serviços, valor gasto pelo município e sustentabilidade do sistema. No Rio Grande do Sul, Santa Cruz aparece na posição de número 11, atrás de municípios como Bento Gonçalves, Garibaldi, Erechim, Ijuí e São Leopoldo.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Jaques Eisenberger, comemora o desempenho, mas afirma que é preciso avançar em muitos pontos. “Principalmente no que diz respeito ao lixo orgânico, que é a maior parte gerada. Em Santa Cruz, em média são gerados 0,697 quilos por pessoa por dia e a maior parte é de orgânico. Queremos melhorar a coleta seletiva, fazer com que as pessoas entreguem, voluntariamente, seus resíduos recicláveis. Para isso, vamos instalar contêineres sustentáveis nas praças de Santa Cruz.”

LEIA TAMBÉM: Separação do lixo: um passo importante para a preservação do meio ambiente

Outra iniciativa é a entrega de composteiras domésticas, um recipiente no qual o lixo orgânico será decomposto e transformado em adubo, gerando biofertilizante e diminuindo a quantidade de lixo que é levado para o aterro. “Também estamos trabalhando para equilibrar a conta entre gestão de resíduo e o que se paga pela taxa de limpeza urbana.”

No ano passado, Santa Cruz gerou 33 mil toneladas de resíduos, sendo 8.432 toneladas de material reciclável. O custo da gestão do sistema em 2020 chegou a R$ 10 milhões.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz produz 2,6 mil toneladas de lixo por mês

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.