Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONTAGEM REGRESSIVA

Santa Cruz começa a entrar no clima da Oktoberfest

Foto: Bruno Pedry

As costureiras da Center Tecidos trabalham nos últimos detalhes das bandeiras que levarão a alegria da Oktoberfest para as ruas

Não é novidade que outubro é o mês mais esperado de Santa Cruz do Sul. Por isso, é em setembro que a cidade começa a perceber as mudanças em suas ruas, principalmente no entorno e dentro do Parque da Oktoberfest. A partir da próxima quarta-feira, a Rua Marechal Floriano passa a ter seus arcos preenchidos com as bandeiras nas cores amarelo, vermelho e preto. As centenas de metros de tecido anunciam: está chegando a 37ª Oktoberfest, que promete ser a maior de todos os tempos.

LEIA MAIS: Dez receitas inspiradas na culinária alemã vão disputar Concurso Gastronômico Oktoberfest

Serão diversas as novidades na decoração neste ano. Além de novos espaços dentro do parque, os arcos na Marechal Floriano terão uma diferença em relação aos anos anteriores. “Vamos colocar tecidos nos arcos antigos. Nos novos, pensamos em colocar as bandeiras nas laterais porque eles estão iluminados. Acredito que vai ficar muito bonito, com as luzes, principalmente à noite”, adianta a coordenadora executiva da 37ª Oktoberfest que atua na parte da decoração, Andreia Mundstock.

Publicidade

Já no Parque da Oktoberfest, serão diversos espaços novos, principalmente para que os visitantes registrem o momento com fotografias. São os chamados locais “instagramáveis”, termo que define um lugar com características próprias ou ideais para publicação na rede social Instagram. “Acredito que as pessoas vão se apaixonar, porque tem muita coisa bonita a ser feita”, completa Andreia. 

Ela conta que a decoração começa a ser trabalhada na última semana antes do primeiro dia do evento. Porém, bem antes disso, há dois meses, já teve início a reforma do parque, com pintura das casas e demais melhorias na infraestrutura. “Vai ter muita novidade. Não posso contar tudo, porque as pessoas devem ir até o parque para olhar”, acrescenta. 

LEIA MAIS: Concurso de decoração em casas e lojas recebe inscrições até o dia 22

Publicidade

A Center Tecidos atua há mais de dez anos na confecção das bandeiras que vão para os arcos da Marechal Floriano. “Temos uma equipe bem focada, que já tem experiência nesse trabalho. Pensamos isso com bastante antecedência”, relata a proprietária, Ana Tornquist.

A empresária cita que, como é preciso manter sempre as mesmas cores, o objetivo é inovar dentro do amarelo, vermelho e preto. “Este ano tem a diferença das bandeirolas laterais, que é como se fosse um banner nos arcos novos. E nos antigos a parte estampada será maior. Vai ser muito legal!”, comemora.
Ana também menciona que, para o comércio local, o período da Oktoberfest é muito positivo. Segundo ela, depois que o trabalho está concluído, é um privilégio poder ver a Marechal Floriano repleta das três cores. “É muito gratificante, é lindo. Até porque hoje já é um símbolo de Santa Cruz, ficou marcado”, diz.

Raquel Sehn trabalha na costura dos tecidos: “A gente fica bem feliz”, comenta ela | Foto: Bruno Pedry

Experiência na costura

Raquel Maria Sehn, 34 anos, atua há mais de uma década na costura das bandeiras que enfeitam a Marechal Floriano. Ela destaca que, em período de Oktoberfest, trabalha na parte de juntar as cores e fazer os acabamentos. “É bem corrido. Na maioria das vezes a gente monta uma quadra de tarde para eles colocarem de noite”, afirma.

Publicidade

LEIA MAIS: Comissão incentiva moradores a disponibilizarem imóveis para turistas na 37ª Oktoberfest

Passar na rua e ver o trabalho lá, exposto para todos que visitam o Centro, é especial. “A gente fica bem feliz.” Raquel diz que espera bastante pela Oktoberfest e que a ausência do evento foi sentida durante a pandemia. “Fez falta, até para o pessoal do comércio. É um período em que gira muito dinheiro. É uma festa bem importante.”

LEIA MAIS SOBRE OKTOBERFEST

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.