Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

LITERATURA

Santa-cruzense de 14 anos lança livro na Alemanha

Uma jovem santa-cruzense acabou de realizar o sonho de lançar seu primeiro livro. Jiovanna Kipper, de 14 anos, reside atualmente com a família na cidade de Kelheim, na Alemanha, e publicou o título Das Märcheninternat und der Fluch des Drache, ou O internato de contos de fadas e a maldição do dragão, em português. A adolescente estudou na Escola Estadual Gaspar Bartholomay, em Santa Cruz do Sul, e no Instituto Sinodal Imigrante, de Vera Cruz. Antes de se mudar com a família para o país europeu, ela e a mãe ofereciam aulas gratuitas de alemão para as crianças do bairro onde residiam em Vera Cruz.

O livro lançado em 28 de janeiro conta a história de uma menina que descobre um mundo mágico, lar de dragões, bruxas e animais mágicos. O volume foi publicado pela editora Europabuch, localizada em Roma, na Itália, e a primeira produção foi de 200 exemplares para a escritora e 500 para a editora. Jiovanna já recebeu convites para feiras de livros na região e também internacionais, nos Estados Unidos, Espanha, Itália e França. “Aqui na minha cidade, em abril, uma livraria vai produzir uma vitrine só para mim com um dia de autógrafos. Os convites de escolas, biblioteca e livrarias têm um sentimento especial porque encontro pessoas que conheço”, afirma.

A autora conta que começou escrevendo músicas, e passou a se interessar também por escrever livros, anotando suas ideias em um bloco. “No tempo em que começou o isolamento aqui na Alemanha, por causa do coronavírus, eu ia todos os dias fazer piquenique na beira do Rio Danúbio. Daí veio o desejo de escrever um livro, e, com o apoio dos meus pais, consegui realizar.” A santa-cruzense levou cerca de um ano para escrever a narrativa, e foi mais um ano para a edição. O texto foi encaminhado para quatro editoras e todas tiveram interesse na publicação, para a qual ela escolheu a melhor proposta. O livro pode ser comprado na Europa em livrarias e sites e no Brasil pela editora www.europaedizioni.com ou na plataforma Amazon.

LEIA TAMBÉM: Mauricio de Sousa lança coleção de gibis em braile da menina cega Dorinha

A jovem menciona que escreve em alemão porque as palavras surgem com mais facilidade, mas pretende realizar traduções em português e inglês para a obra. “Através do meu livro, quero incentivar jovens. Com nossas fantasias, podemos realizar nossos sonhos. Meu livro está sendo muito aceito e comentado, e na cidade as crianças e os jovens vêm sempre conversar comigo e contar o que gostaram no livro.” Com a publicação da primeira obra, a escritora já tem planos para as sequências da história. O segundo volume já foi escrito e está pronto para edição, e o terceiro está em andamento.

Além de estudante e escritora, Jiovanna é desenhista, tendo sido a responsável pela arte de capa do seu lançamento. Ela adora pintar e receber encomendas de retratos e quadros. No tempo livre, gosta de dançar, escrever e viajar a outros países para conhecer culturas diferentes, além de estar com a família e os amigos. Apaixonada pela leitura, a santa-cruzense devora livros de fantasia, romance e mangás e suas autoras favoritas são Anna Ruhe e Jessica Verday, além do escritor Somam Chainani, em quem se inspira na hora de escrever.

Apoio familiar

A família de Jiovanna é ligada ao comércio tradicional de Santa Cruz do Sul: a mãe ao Salão Hirsch e o pai à Padaria e Supermercado Kipper, ambos que não existem mais. Jussara Hirsch Kipper e Klaus Roberto Kipper se mudaram com as duas filhas há cinco anos para a pequena cidade turística na região da Baviera, no Sul da Alemanha, procurando recomeçar a vida em um país com boa qualidade de vida. A cada dois anos, a família costuma retornar ao Brasil para visitar os familiares. “Tenho muita saudade da minha cidade, tenho família paterna e materna em Santa Cruz, e muitos amigos”, conta a adolescente.

De acordo com Jussara, é gratificante ver a filha ter essa paixão por livros. “Quando vamos ao shopping, ela não quer entrar em lojas de modinha e sim nas grandes livrarias. Ela ficava na frente das prateleiras olhando e pensando que um dia teria seus livros também em exposição, e hoje ela tem esse sonho realizado”, relata. Além do orgulho pela conquista da jovem, também aprova o quanto Jiovanna está sendo uma inspiração para a irmã Roberta, de 9 anos, que já quer seguir os passos da mana.

Jussara e Klaus Kipper e as filhas Jiovanna e Roberta residem na Baviera há cinco anos. | Foto: Arquivo Pessoal

Apesar de sempre ter sonhado em ser escritora, Jiovanna tem outros planos de estudo para o futuro. “É uma carreira que com certeza quero seguir, porque amo, mas será como um hobby. Como profissão, desde meus quatro anos sonho em ser pediatra, e estou no caminho. Aqui na Alemanha, no quarto ano de escolaridade, pela nota, já somos encaminhados, como um vestibular”, esclarece.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.