Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

programação

Semana do Folclore e 3ª Feira Cultural ocorrem até sábado em Rio Pardo

O município de Rio Pardo sedia desde a última segunda-feira, 1º, a Semana do Folclore e a 3ª Feira Cultural. Logo no primeiro dia, houve a abertura da exposição de pinturas Diversos Olhares – Elisabeth Gatti. Na terça-feira, 2, uma oficina de brinquedos folclóricos foi ministrada por Zélia Kaufmann; e na quarta-feira, 3, o assunto foi a gastronomia açoriana com a chef de cozinha, consultora e professora de gastronomia do Senac, Cátia Leal.

“Foi um momento muito importante poder trabalhar o folclore, trazer as tradições da nossa cozinha, da nossa alimentação, baseada na cultura portuguesa e açoriana”, revelou Cátia. Ela ensinou aos participantes a receita de filé de tilápia frita, utilizando tanto o peixe quanto a farinha de milho, dois elementos da gastronomia açoriana. A sobremesa também foi um prato português, a Panelinha de Coco.

LEIA TAMBÉM: Alcyr Cheuiche é o patrono da Feira do Livro de Rio Pardo

Tatiana Bonetto: pelo folclore | Foto: divulgação

A programação está acontecendo no Centro Regional de Cultura de Rio Pardo. Segundo a secretária do Centro de Cultura, Tatiana Bonetto, as atividades foram pensadas com o intuito de resgatar valores folclóricos. “Tudo é folclore na nossa vida. Nossas lembranças de criança, de brincadeiras, de alimentação, de cantigas de ninar. E isso está um pouco esquecido na memória das pessoas, tanto dos mais velhos quanto das crianças, que nem conhecem as histórias, ou às vezes comem um alimento e não sabem que ele faz parte da nossa história.”

A programação vai até este sábado, 6. Nessa quinta-feira, 4, uma palestra sobre folclore foi ministrada pela professora Paula Simon Ribeiro. Ainda houve contação de histórias infantis à tarde e programação musical à noite, com o espetáculo de fado e música portuguesa do grupo Alma Lusitana.

LEIA TAMBÉM: Centro de Cultura recebe exposição “Imagens de todos os tempos” a partir desta sexta-feira

Neste sábado, último dia de evento, a programação vai das 15 horas às 21 horas, também com palestra e atrações musicais. Confira:

  • 15 horas: Feira Cultural (artesanato e gastronomia)
  • 16 horas: palestra Tomar a vida nas próprias mãos, com Daniel Garibotti
  • 17 horas: roda cantada com Liana Castro
  • 18 horas: show com Rafael Machado
  • 21 horas: encerramento

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.