Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

OLIMPÍADA

Simone Biles, atleta americana, desiste de competição individual geral na Tóquio 2020

A ginasta Simone Biles retirou-se da competição individual geral nas Olimpíadas de Tóquio nesta quarta-feira, 28, um dia depois de ter chocado o mundo ao desistir do evento por equipes, ressaltando a questão da saúde mental nos Jogos. A norte-americana será avaliada para checar se poderá participar das competições por aparelhos, informou a USA Gymnastics em comunicado no Twitter.

Biles tomou a decisão para que ela “possa se concentrar em sua saúde mental”, disse a organização, acrescentando que manifestou apoio “incondicional” à ginasta. Atletas como a superestrela do tênis Naomi Osaka e agora Biles têm destacado a imensa pressão sobre eles, questionando se figuras esportivas globais recebem apoio suficiente para a saúde mental.

LEIA MAIS: Vôlei masculino perde para os russos e tem primeira derrota nas Olimpíadas

Osaka foi derrotada no evento olímpico de simples nessa terça-feira, 27. Esse foi o primeiro torneio disputado por ela, desde a desistência do Aberto da França em maio, quando ela disse que sofria de depressão há quase três anos. Biles, de 24 anos, chocou os Jogos Olímpicos nesta terça-feira, 27,  ao abandonar a competição por equipes após receber uma nota baixa em seu salto inicial.

Ela disse que a pressão de corresponder às expectativas e sua busca por um recorde de medalhas de ouro não a deixaram escolha. “Temos que proteger nossa mente e nosso corpo, em vez de apenas fazer o que o mundo quer que façamos”, disse Biles a repórteres.

“Mais poderia ser feito” pela saúde mental dos atletas, afirmou o porta-voz da Comissão Olímpica Internacional, Mark Adams. Ele disse que a saúde mental continua sendo uma grande questão e que a organização vem trabalhando há algum tempo.

LEIA TAMBÉM: Seleção feminina de futebol vence a Zâmbia e vai encarar Canadá nas quartas de final

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.