Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Startup em Química Forense terá apoio do município junto ao Gauten

Mais uma startup está em vias de desenvolver seu empreendimento no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia, no Distrito Industrial. Trata-se da empresa Magnolumi, que atua com a fabricação de reveladores para impressões papilares. O CEO e fundador, Cassio Fernando Reis, que é santa-cruzense, foi recebido pelo prefeito Sérgio Moraes na última semana, no Salão Nobre do Palacinho. Também prestigiaram o encontro, o vice-prefeito, Alex Knak, e os secretários de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Leonel Garibaldi, e de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo.

Na ocasião, Cassio, que é Químico Industrial formado pela Unisc e Doutor em Ciências dos Materiais pela Ufrgs, membro do grupo de pesquisa em Impressões Digitais do Instituto de Química da Ufrgs e pesquisador do Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses (Procad), fez uma simulação da aplicação dos produtos, e o prefeito autorizou para que seja dado sequência aos encaminhamentos para o município apoiar a startup.

LEIA TAMBÉM: Gauten amplia espaço para o segmento de tecnologia

Publicidade

A Magnolumi iniciou suas atividades em 2020, após ter sido selecionada e fomentada, dentre 780 projetos concorrentes, pela 1ª edição do programa de incentivo à inovação e empreendedorismo, Centelha RS, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Fapergs em parceria com a Finep, oriunda da tecnologia desenvolvida, validada e patenteada durante o mestrado acadêmico realizado no Instituto de Química da Ufrgs .

Foto: Clarissa Gomes

De acordo com Cássio, a empresa visou o pioneirismo nacional no desenvolvimento e fabricação de agentes reveladores para impressões digitais, trazendo a pesquisa de bancada à aplicação comercial. O mercado nacional de reveladores de impressões digitais, explica, é inteiramente suportado às necessidades por produtos importados, com custos elevados e, alguns casos, de baixa eficiência.

LEIA TAMBÉM: Secretário de Desenvolvimento Econômico quer agilidade na abertura de empresas e cogita novo aeroporto

Publicidade

Com o fomento oriundo do Programa Centelha, a empresa atuou no desenvolvimento de novos materiais e na homologação em território nacional. A empresa desde 2021 está desenvolvendo em parceria com o Instituto de Química da Ufrgs uma nova gama de produtos reveladores, estes na forma de vapores de cianoacrilatos fluorescentes, sendo o segundo produto a nível mundial com essas propriedades, contando hoje com mais de 30 produtos para aplicação e comercialização. Além disso, atua constantemente na pesquisa e desenvolvimento diretamente ligado a demandas de Polícias Científicas, como Instituto Nacional de Identificação, Polícia Federal, Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, e Instituto de Criminalística de São Paulo.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Leonel Garibaldi, o município dará todo suporte para que a empresa possa desenvolver seus projetos futuros no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia. “Cumprindo com o seu propósito, o Gauten tem dado guarida para um bom número de empreendedores com ideias inovadoras. A Magnolumi é mais uma semente que o município está ajudando a plantar e semear e, com certeza, veremos belos frutos dessa iniciativa em um futuro não tão distante”, disse o secretário.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.