Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SANTA CRUZ

Tenente Souza assume a Força Tática

Foto: Cristiano Silva

O primeiro tenente Alexandre Cardoso de Souza é o novo comandante da Força Tática (FT) do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) de Santa Cruz do Sul. Ele assume o posto que era do primeiro tenente Marcelo Machado Suñe desde 1° de junho de 2019, que passa a assumir o comando do primeiro pelotão da segunda companhia do 23º BPM. A troca de comando aconteceu durante solenidade realizada no início da tarde desta sexta-feira, 5, na sede do 23º BPM.

“Somente até o presente momento deste ano, foram 58 quilos de drogas apreendidas, 15 armas tiradas de circulação, além das prisões efetuadas, ações estas que evitam crimes contra a vida e ao patrimônio. Por isso, ressaltamos o trabalho do tenente Marcelo. Quanto ao Souza, tem todas as qualificações para o posto, é oriundo das forças especiais, tem vasto conhecimento nessa área, bom líder, de boa iniciativa, e vai nos ajudar muito”, disse o comandante do 23º BPM, major Fábio Vilnei Azevedo.

LEIA MAIS: Brigada Militar desmonta ponto de tráfico no Passo do Moura

Natural de Santa Maria, o primeiro tenente Souza é integrante da Força Nacional de Segurança Pública e possui extenso currículo na área policial. “Sou oriundo do Batalhão de Choque de Santa Maria. Trabalhei durante 17 anos naquela unidade, o que me orgulha muito. Pude participar de missões como o Fórum Social Mundial em Porto Alegre, o julgamento do Lula, a visita do Papa, greve da polícia na Bahia, Copa das Confederações, Pan e Parapan de 2007 no Rio de Janeiro, missões do Morro do Alemão, operações de roubo a banco, dentre outras”, salientou Souza.

Foto: Cristiano Silva

Ele chegou a atuar por quatro meses, em 2019, na FT. Sobre o retorno, reafirmou o compromisso da unidade com a comunidade. “É bastante gratificante voltar, pois a Força Tática presta um serviço exemplar à comunidade. Em todas as ocorrências de risco nós estamos inseridos, dando apoio ao policiamento ostensivo, seja em qualquer tipo de situação”.

Policial feminina será incorporada à Força Tática

A FT de Santa Cruz do Sul conta, atualmente, com 19 policiais militares e atua nas abordagens a criminosos perigosos, atendendo ocorrências que necessitem de intervenções de elevado rigor tático e estratégico. No discurso aos policiais durante a solenidade de troca de comando, o major Fábio Azevedo revelou que a equipe de elite ganhará, em breve, o acréscimo de mais uma soldado feminina.

Desde a trágica morte da soldado Marciele Renata dos Santos Alves, em 2019, durante confronto com criminosos, o grupo conta com apenas uma policial mulher. “Sabemos da importância do trabalho feminino na nossa equipe e, por isso, muito em breve, a soldado Mayara será incorporada à Força Tática”, revelou o comandante. A solenidade foi acompanhada ainda pelo subcomandante do 23º BPM, major Hélcio Moises Segú Gaira, e pelo comandante da 1ª e 2ª companhias e chefe do setor de Inteligência do 23º BPM, capitão Rafael Carvalho Menezes.

LEIA MAIS: Brigada Militar prende homem que agrediu e ameaçou companheira em Lagoão

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.