Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA

Trio Camponês fazia sucesso em eventos de Santa Cruz na década de 50

Nas décadas de 40 e 50, e em parte dos anos 60, as emissoras de rádio apostavam forte nos programas de auditório, que faziam o maior sucesso. Para manter a atração, eram convidados artistas e conjuntos que realizavam apresentações ao vivo. Em Santa Cruz do Sul, os palcos principais foram o Cine Apolo e a Sociedade Aliança.

Dentro deste clima nasceu o Trio Camponês, formado por Leo Beckenkamp (flauta), Walter Reincke (gaita) e Antoninho Saraiva (violão). O fundador foi Leo, músico da banda do Exército e que, além de flautista, tocava trombone e saxofone. Eles animavam os programas de auditório e também festas, quermesses e pequenos bailes.

O grupo tornou-se muito popular na cidade e no interior e logo veio o convite para um programa ao vivo na Rádio Santa Cruz (ZYE-8), que ficava nos altos da Rua Marechal Deodoro. Ele ocorria todas as terças-feiras, às 19 horas. Além das valsas, polkas, rancheiras, tangos, serestas e até alguns sambas, ainda havia espaço para piadas ou causos contados por Antoninho Saraiva.

Publicidade

Ainda gurizote, o aposentado Elstor Beckenkamp acompanhava o pai Leo nas audições. Lembra que o apresentador oficial era o radialista Ilgo Winck, que abria o programa com o bordão “Para os ares e lares de Santa Cruz, vem aí o Trio Camponês!”. A emissora possuía um pequeno auditório, que lotava durante as apresentações.

Também conta que sempre havia fãs que levavam presentes para os músicos, como cervejas de fabricação caseira, vinhos, cucas e produtos coloniais. Os moradores do interior relatavam que, nas terças-feiras, as atividades como tratar os animais, cortar pasto, ordenhar as vacas, etc, eram feitas mais cedo, pois à tardinha a família sentava em volta do rádio para ouvir boa música.

O Trio Camponês ensaiava na casa de Leo, que ficava no sobrado na esquina da Rua Senador Pinheiro Machado com Assis Brasil. O edifício, que depois abrigou o Supermercado Mina de Ouro, ainda existe.

Publicidade

LEIA MAIS COLUNAS DE ZÉ BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.