Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

DESENVOLVIMENTO

Unisc cria grupo voltado ao empreendedorismo social

Grupo busca desenvolver soluções para problemas da comunidade

Com processo de abertura iniciado em 21 de maio deste ano, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) agora conta com o time Enactus Unisc. O grupo composto por docentes e dez alunos das áreas da biomedicina, relações internacionais, química industrial, administração e engenharia mecânica é voltado ao empreendedorismo social. O projeto é coordenado pelo professor conselheiro, coordenador do Curso de Administração (EaD) e subcoordenador do curso de Administração (sede), Leonardo Schneider, com apoio de integrantes da diretoria da universidade, Ângelo Hoff e Patrícia Maria Konzen Klamt.

Para Schneider, esse tipo de projeto é fundamental para contribuir com a solução de carências na comunidade. “A Unisc, historicamente, tem a sua atuação pautada no desenvolvimento das comunidades onde atua. A ideia do Enactus Unisc surgiu com o objetivo de diversificar as ações em favor da comunidade e envolver os nossos estudantes em atividades práticas”, conta. O auxílio dos professores é fundamental para contribuir com o entendimento dos problemas que serão analisados pelo grupo.

Segundo o professor e diretor de Extensão e Relações Comunitárias Ângelo Hoff, a participação da Unisc em um time Enactus causa dois motivos de satisfação. “O primeiro deles é o da nossa instituição estar associada com uma organização global, com reconhecimento internacional de boas práticas de empreendedorismo social; e o segundo motivo, tão ou mais importante, é a possibilidade de a gente fazer com que os nossos alunos consigam vivenciar, experimentar e desenvolver suas habilidades empreendedoras através do desenvolvimento social da comunidade, fator que está muito vinculado à missão e visão da universidade.”

LEIA TAMBÉM: Projeto Repensar: contação de histórias incentiva a criatividade e a imaginação

O time visa à criação de um projeto com enfoque em saúde e bem-estar, trabalho decente e crescimento econômico e redução das desigualdades, três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda socioambiental. A idealização e os meios de implementação do projeto estão sendo estudados e avaliados pelos alunos, com a intenção de resolver problemas reais e gerar empoderamento através de modelos de negócios sustentáveis.

Presente em 37 países

Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, presente em 37 países, dedicada a inspirar estudantes a melhorar o mundo através da ação empreendedora. Os alunos contam com uma plataforma de auxílio, criada e atualizada pelo time Enactus Brasil, composto por líderes acadêmicos, líderes executivos e estudantes, que permite a criação de projetos de desenvolvimento comunitário.

O professor Leonardo Schneider explica que o grupo está em fase de diagnóstico de duas problemáticas: a evasão escolar e as dificuldades encontradas pelos refugiados abrigados na região. “As próximas atividades referem-se ao aprofundamento sobre ambos os temas para, depois, buscar soluções que possibilitem amenizar os problemas citados.” O grupo abre o convite para os docentes que quiserem colaborar com as ações. Alunos interessados em participar devem ficar atentos, pois será divulgado o processo seletivo para novos membros.

O Enactus Unisc convida os membros da comunidade a colaborar com o grupo por meio de sugestão de dificuldades ou problemas enfrentados que carecem de soluções, e também por meio de parcerias que viabilizem as condições materiais para a implementação de projetos. Para falar sobre um problema da sua comunidade ou parceria para projeto, basta entrar em contato com o time através dos e-mails [email protected] ou [email protected]

LEIA TAMBÉM: Projeto na Câmara permite que população assuma responsabilidade por espaços públicos

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.