Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Retorno gradual

Unisc inicia semestre com aulas presenciais para parte dos alunos

Foto: Alencar da Rosa

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) inicia nesta segunda-feira, 2, o segundo semestre deste ano letivo. Em alerta ainda por causa da pandemia de Covid-19, neste momento retornam os estudantes matriculados em disciplinas ou módulos até o quinto semestre e os matriculados em atividades práticas dos cursos, com presencialidade adequada ao tamanho do laboratório ou da sala especial. Conforme a diretora de Ensino da Unisc, Giana Sebastiany, a escolha pela volta até o quinto semestre acontece pois são esses alunos que tiveram menos contato com a vivência universitária presencial.

“Primeiramente, pensamos até o terceiro. Depois inserimos o quarto e o quinto em função também da disponibilidade das salas interativas.” A expectativa é de que em torno de 200 a 300 alunos, por noite, retornem. “Não há ainda um número preciso, porque muitos dependem de transporte e esse serviço não está funcionando completamente em algumas localidades. Então, provavelmente, esses alunos ficarão, em um primeiro momento, de forma remota.” Já durante o dia, são cerca de 200 alunos na manhã e tarde.

LEIA TAMBÉM: Maioria optou por aulas presenciais nos ensinos privado e municipal de Santa Cruz

A universidade ainda não tem uma ideia de quando todos os acadêmicos retornarão ao presencial. “Não há como prever. Tudo vai depender do calendário vacinal e também de como vai ficar a pandemia.” Mesmo assim, a professora salienta que o retorno à presencialidade é para também beneficiar aqueles que estão muito tempo sem contato com a sala de aula e também não só o aspecto educativo, mas o de saúde mental na convivência com colegas e professores.

“Especialmente aqueles do primeiro e segundo semestre que não tiveram muito essa passagem do Ensino Médio para o ensino universitário, pois já entraram em um cenário de pandemia. Temos essa preocupação com o desenvolvimento maturidade psicológica. Tivemos uma boa avaliação com relação ao ensino remoto, mas a presencialidade trouxe grandes benefícios para os alunos da saúde, por isso decidimos por estender,” complementa.

LEIA TAMBÉM: Governo federal projeta retorno das aulas presenciais a partir de agosto

Para entender

A Unisc orienta que os estudantes devem acessar o App Minhas Turmas, pois, por causa da bandeira preta no começo do primeiro semestre, algumas disciplinas podem ter início no próximo dia 16. Além disso, o aluno deve conferir no mesmo aplicativo, junto ao nome da disciplina, se as atividades possuem indicação de sala ou se há a palavra “remoto”, indicando que vai permanecer nessa modalidade. Mesmo assim, as aulas presenciais terão transmissão simultânea, permitindo que quem não esteja na aula acesse remotamente. Quem tiver dúvidas pode acessar o site unisc.br/voltaasaulas ou pedir informações nas coordenações de curso e professores.

LEIA TAMBÉM: Unisc cria grupo voltado ao empreendedorismo social

Medidas de combate

Desde o começo do retorno gradual das aulas, a universidade tem seguido e se adequado aos protocolos de segurança. São ambientes arejados, respeitando o número máximo de ocupação, e disponibilização de álcool 70% em diversos pontos dos campi. A Unisc mantém a aferição de temperatura e controle de circulação de pessoas por meio do App Imply Saúde.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.