O uso da inteligência artificial (IA) nas mais diversas áreas da sociedade vem pautando ações institucionais e acadêmicas em Santa Cruz do Sul. Como desdobramento desse movimento, o município recebe na próxima terça-feira, 1º de julho, a palestra do especialista Gil Giardelli, que discutirá a convergência entre inteligência humana e artificial. Com o tema “O encontro da Inteligência Artificial com a Inteligência Humana”, o evento é promovido pelo Grupo Foco e pela Gazeta Grupo de Comunicações, com patrocínio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Sinditabaco e Sulprint Embalagens.
Para além de abordar os desafios e potencialidades da IA no contexto global, o encontro também acende o debate sobre o seu uso no ensino, na pesquisa e no mercado de trabalho. No caso da Unisc, as frentes de atuação passam pela formação de novos profissionais em um contexto em que humanos e máquinas dividem espaços e decisões.
LEIA TAMBÉM: Gabinete avançado de crise será instalado em Santa Cruz do Sul
Publicidade
“É difícil pensar em alguma atividade ou organização que não seja diretamente impactada por todas as oportunidades que as ferramentas de IA, especialmente a generativa, nos proporcionaram nos últimos anos”, avalia o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst. Segundo ele, na área da pesquisa, o crescimento de projetos relacionados à inteligência artificial é notável, inclusive em campos que extrapolam a Tecnologia da Informação, como a saúde e a indústria. “No ensino, estamos criando grupos de estudo e de trabalho com professores de diferentes áreas para discutir os impactos da IA. O objetivo é compreender não apenas as oportunidades, mas também os desafios, como as questões éticas e a segurança da informação”, explica Kirst.
Na pós-graduação, um dos destaques é o Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI), que desenvolve pesquisas aplicadas em IA com foco em soluções para organizações e para a sociedade. “A IA é uma ciência promissora para inovação de processos, produtos e serviços. Simula, em sistemas computacionais, os processos da inteligência humana”, explica a coordenadora do programa, Rejane Frozza. Com doutorado em Ciência da Computação, Rejane destaca que o conhecimento e o aprendizado são dois pilares da inteligência artificial: “Eles formam um ciclo de evolução da capacidade humana e também das máquinas, com potencial para otimizar tomadas de decisão e gerar valor em diversas áreas”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: Delegada Ana Pippi assume a 1ª Delegacia de Polícia de forma interina
Publicidade
Entre os projetos do PPGSPI estão plataformas digitais voltadas à educação em saúde, gestão do conhecimento e simulação de cenários, além de aplicações com uso de chatbots e aprendizado de máquina para apoio às pessoas com deficiência. Outro foco é o monitoramento de dados e a análise de informações que auxiliam na tomada de decisão em ambientes organizacionais.
Ainda nesse cenário, o Parque Científico Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc) abriga 36 startups que desenvolvem soluções baseadas em inovação. De acordo com Kirst, essas iniciativas buscam desde a melhoria de processos até a criação de novos modelos de negócio. “Estamos acompanhando um movimento consistente de uso da IA para gerar valor e inovação em diferentes setores”, completa.
LEIA TAMBÉM: Museu busca recursos para incorporar peças a acervo do espaço paleontológico
Publicidade
Com a vinda de Gil Giardelli à cidade, a expectativa é de que o debate se amplie, alcançando profissionais de diversas áreas, pesquisadores, estudantes e empresários. Especializado em Web3, inovação e tecnologias emergentes, Giardelli é considerado um dos principais líderes de pensamento da América Latina. No encontro, ele abordará também os desafios éticos e humanos da revolução tecnológica.
Para participar
O acesso ao evento custa R$ 150,00 e inclui a participação na palestra e em um café da manhã executivo. Para garantir a inscrição, é necessário realizar o cadastro por meio da ficha de inscrição disponível neste link, fazer o pagamento via chave Pix celular (51) 99106 0283, em nome da Foco Empreendedor, e enviar o comprovante para o WhatsApp (51) 99106 0283.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade