Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

TRIBUNA

Vai andar

Sem movimentação desde setembro, a ação penal referente ao escândalo do Pronaf no Vale do Rio Pardo pode avançar em breve. Há expectativa de que seja concluído nas próximas semanas o julgamento das defesas prévias. Na prática, isso significa que será definido quais dos 14 réus seguirão respondendo ao processo e quais eventualmente serão absolvidos sumariamente. Após essa decisão, inicia a fase de instrução, quando são produzidas provas e perícias e ouvidas testemunhas.

Aqui não
Diferente do que ocorre em Porto Alegre, onde há discussão sobre um possível subsídio da Prefeitura para o transporte coletivo urbano, em Santa Cruz o governo resiste fortemente à ideia de colocar dinheiro público para reduzir o preço da passagem.  

Outros caminhos
A intenção é impedir que a tarifa aumente por meio de medidas para reduzir o custo da operação. Já está na Câmara um projeto de lei que reduz a idade máxima dos ônibus de 12 para 15 anos.  

Nos bastidores
Embora tenha encerrado sua carreira na Câmara após nove mandatos, o ex-vereador Hildo Ney Caspary não pensa em deixar a política por enquanto. Afastado da cúpula do PP por não ter apoiado Helena Hermany na campanha pela Prefeitura, ele aguarda uma definição sobre o futuro partidário do presidente Jair Bolsonaro para decidir se trocará de sigla também.

Vamos com calma
Tanto o deputado federal Marcelo Moraes quanto a deputada estadual Kelly Moraes descartam, ao menos por enquanto, deixar o PTB. Nos últimos dias, circularam especulações sobre uma possível debandada de líderes do partido no Estado em função de uma dívida milionária que tem origem na eleição de 2014, quando a sigla teve as contas desaprovadas pela Justiça Eleitoral. À coluna, Marcelo disse que se trata de “assunto interno” e que acredita que será resolvido. Já Kelly afirmou que o assunto será tratado “com muita cautela” e que não há intenção de sair.

Fico
Após ter cogitado migrar para o PL, o ex-vereador Ari Thessing decidiu permanecer no Cidadania, partido pelo qual disputou as eleições em 2020. E já foi escalado pela principal líder da legenda no Estado, Any Ortiz, para concorrer a deputado federal no ano que vem.

Segue lá
Mesmo com a troca no governo santa-cruzense, Gabriel Thessing, filho de Thessing, segue ocupando um cargo na Secretaria Municipal de Agricultura. Gabriel foi nomeado para a função no primeiro ano do segundo mandato de Telmo Kirst (PSD), quando os vereadores do PT (partido de Thessing à época) passaram a apoiar o governo na Câmara.

LEIA MAIS COLUNAS DE PEDRO GARCIA

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.