A sexta-feira, 28, começou com calor e sensação de abafamento em Santa Cruz do Sul e no Vale do Rio Pardo, mas o cenário muda ao longo do dia. A combinação entre o ar quente que atua no norte do Rio Grande do Sul e o ar frio que avança pelo sul favorece a formação de áreas de instabilidade, com previsão de chuva, temporais isolados, vento forte e possibilidade de granizo.
Em participação na Rádio Gazeta, o meteorologista da MetSul, Luiz Fernando Nachtigall, alertou que o risco de instabilidade forte é elevado na região. Segundo ele, as temperaturas registradas nas primeiras horas desta sexta podem ser as maiores do dia. “Vamos ter certamente instabilidade. Esse risco de instabilidade forte é bastante alto. Muito possivelmente as maiores temperaturas são essas registradas agora”, afirmou.
Entre o final da madrugada e o começo da manhã, o Vale do Rio Pardo chegou a registrar 29 graus em alguns pontos.
Publicidade
A previsão indica muitas nuvens e chuva em diferentes momentos desta sexta. A precipitação pode ser localmente forte, acompanhada de raios, trovoadas, rajadas de vento e queda de granizo.
Alerta para a região
Por volta das 7 horas desta sexta-feira, a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para chuva, vento e granizo em parte do Vale do Rio Pardo, incluindo Rio Pardo e Pantano Grande. O aviso, válido até as 9 horas, indica risco alto (nível laranja) para alagamentos e destelhamento. O órgão recomenda evitar áreas de risco.
Chuva persiste no fim de semana
A instabilidade não deve se limitar à sexta-feira. Nachtigall prevê sequência de dias com muitas nuvens e chuva também no sábado, 29, e no domingo, 30. “O sábado, o domingo e a segunda-feira terão muitas nuvens e também chuva em alguns momentos. Inclusive, a chuva deverá ser localmente forte, com raios e trovoadas, e persiste também o risco de temporais localizados com vento forte e queda de granizo”, destacou.
Publicidade
A chuva deve impedir uma nova tarde de calor intenso. Para sábado, as temperaturas máximas no Vale do Rio Pardo devem ficar entre 17 e 19 graus. No domingo, os termômetros sobem um pouco mais, com máximas entre 19 e 21 graus.
As projeções específicas para Santa Cruz do Sul também indicam queda na temperatura após o calor desta sexta-feira. Os diferentes modelos apontam máximas próximas ou abaixo dos 20 graus no fim de semana, enquanto as mínimas podem ficar perto dos 14 a 16 graus.
Acumulados podem ser elevados
A preocupação maior está na quantidade de chuva prevista para os próximos dias. A tendência para Santa Cruz do Sul mostra grande variação entre os modelos, mas alguns cenários indicam acumulados elevados até o início da próxima semana, com marcas que podem se aproximar ou ultrapassar os 100 litros em cada metro quadrado de solo.
Publicidade
Nachtigall também chamou atenção para o risco de consequências hidrológicas. “Devido à sequência de dias com chuva, os acumulados na região podem chegar perto ou ultrapassar os 100 milímetros. Por isso, há elevado risco de cheias de rios e também alagamentos”, alertou.
Tendência para Santa Cruz:
📅 Sexta-feira, 28
Mínima: em torno de 19 a 20 graus
Máxima: tendência de pouca elevação ao longo do dia
Precipitação: em diferentes momentos, com possibilidade de volumes fortes
Tempo: 🌧️ Muitas nuvens, chuva, raios, temporais isolados, vento forte e risco de granizo
Publicidade
📅 Sábado, 29
Mínima: perto de 14 a 16 graus
Máxima: entre 17 e 19 graus
Precipitação: persistente em alguns momentos
Tempo: 🌧️ Instável, com risco de chuva forte, trovoadas, vento e granizo
📅 Domingo, 30
Mínima: perto de 15 a 16 graus
Máxima: entre 19 e 21 graus
Precipitação: em vários momentos do dia
Tempo: ⛈️ Muitas nuvens, chuva, trovoadas e risco de temporais localizados
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso novo canal do WhatsApp clicando aqui. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!