O feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, 19, vai alterar o funcionamento de empresas e serviços em Santa Cruz do Sul. O comércio não poderá funcionar com mão de obra laboral. Já as empresas do setor varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, atacarejos, supermercados, minimercados, armazéns, entre outros) estão autorizadas a abrir no horário de domingo, conforme informou o Sindigêneros Vales do Taquari e Rio Pardo.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz divulga lista de convocados para atendente de Emei
Transporte coletivo
O Consórcio TCS, responsável pelo transporte coletivo em Santa Cruz, vai atuar no horário de domingo neste feriado.
Publicidade
Estacionamento rotativo pago
O serviço do Rapidinho não fará cobranças nesta quinta, retornando na sexta-feira, 20.
Água e energia
A RGE adota regime de plantão no feriado. Os clientes podem acessar os canais de atendimento pelo aplicativo, no site (rge-rs.com.br) ou pelo telefone 0800 970 0900. Em situações de falta de energia, o código de cliente na fatura pode ser encaminhado para o número 27350. A Corsan vai ter o mesmo sistema, e o número de atendimento é o 0800 646 6444.
Diocese de Santa Cruz terá celebrações especiais
Uma celebração pelo dia de Corpus Christi será realizada nesta quinta-feira, a partir das 9 horas, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. A santa missa será presidida pelo bispo emérito dom Aloísio Dilli. Se não chover, haverá procissão com o Santíssimo Sacramento pelas principais ruas do Centro e o encerramento será em frente à Catedral.
Publicidade
Neste ano, devido às chuvas, os tradicionais tapetes serão confeccionados apenas dentro da igreja. Buscando incentivar a solidariedade, será realizado o Tapete Solidário, em que os fiéis são convidados a contribuir com alimentos e agasalhos. As doações formarão um tapete solidário durante a celebração, e depois serão encaminhadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
LEIA TAMBÉM: Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz prioriza atendimento de urgência e emergência; entenda
A Solenidade de Corpus Christi é um dos momentos mais importantes da Igreja, quando os fiéis se reúnem para celebrar o mistério da Eucaristia e manifestar sua fé na presença real de Cristo.
Publicidade
Na área da Diocese de Santa Cruz do Sul, devido à previsão de chuva, algumas paróquias optaram por cancelar as procissões, mas outras decidiram manter a programação, mesmo com tempo instável. Em todas as comunidades, permanece o convite à solidariedade: os fiéis são incentivados a levar alimentos e agasalhos para montagem de um “tapete solidário”. As doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando o espírito de partilha que marca a celebração.
Em Santa Cruz
- Bancos
- As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As compensações bancárias não serão efetivadas, incluindo a TED. O Pix poderá ser feito normalmente. Em algumas localidades, as salas de autoatendimento estarão disponíveis aos clientes no feriado, a critério de cada instituição.
- Shopping
- No Shopping Santa Cruz, a praça de alimentação funcionará das 11 horas às 22 horas. As lojas terão ponto facultativo.
Repartições públicas municipais
Em razão dos estragos causados pelas fortes chuvas e da necessidade de auxílio às famílias que tiveram que deixar suas casas, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes revogou, ainda nessa terça-feira, 17, o decreto de Ponto Facultativo nas repartições públicas, que estava previsto para essa sexta-feira, um dia após o feriado de Corpus Christi.
A medida, no entanto, não se aplica às escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e nem às escolas municipais de Educação Infantil (Emeis), que não terão dia letivo nesta sexta-feira, e, portanto, estarão fechadas. A exceção é a Emef José Leopoldo Rauber, que também não terá aula, mas que ficará aberta devido às famílias que estão alojadas no ginásio.
Publicidade
Data é considerada ponto facultativo no País
A data que celebra o corpo e o sangue de Jesus Cristo, por meio da consagração do pão e do vinho, foi instituída em 1264 pelo papa Urbano IV e trazida para o Brasil pelos portugueses. No entanto embora, o Corpus Christi não é – e nunca foi – feriado nacional no Brasil. Mas é feriado em vários Estados e muitos municípios. Em âmbito federal, é ponto facultativo – quando cabe a cada empresa decidir se autoriza ou não a folga de seus funcionários.
LEIA TAMBÉM: Repartições públicas municipais funcionarão normalmente nesta sexta-feira
Em 17 capitais estaduais será feriado, por força de lei municipal ou estadual: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória. Nesses locais, órgãos públicos e grande parte do comércio não funcionam. Nas demais capitais o funcionamento do comércio e de órgãos públicas dependerá da decisão de cada empregador ou gestor público
Publicidade
O que é Corpus Christi?
Corpus Christi, expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, é o nome de uma celebração instituída pela Igreja Católica para comemorar a eucaristia, o sacramento segundo o qual o pão e o vinho se tornam o corpo e o sangue de Jesus. Essa celebração ocorre numa data móvel, sempre numa quinta-feira e exatamente 60 dias depois da Páscoa. Neste ano, o dia é 19 de junho.
A celebração é realizada numa quinta-feira por ser diretamente ligada a outra data religiosa, a última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos antes de ser crucificado, que ocorreu na quinta-feira anterior à Páscoa. Naquela data, segundo a Igreja Católica, Cristo ofereceu a Deus o seu corpo e sangue, representados respectivamente por pão e vinho. Entregou esses alimentos aos apóstolos para que eles consumissem, ordenando que assim fizessem também com seus sucessores.
LEIA TAMBÉM: Projeto quer priorizar atendimento para responsáveis por PCDs; veja o que entra na pauta da Câmara
“Tomai todos e comei. Isto [o pão] é o Meu Corpo, que é entregue por vós”, teria dito Cristo. Foi então criada a crença de que o pão e o vinho, a partir do ato da consagração, transformam-se no corpo e no sangue de Cristo. Esse fenômeno é chamado transubstanciação.
Foi a partir daí que se instituiu Corpus Christi, com o objetivo de reafirmar a importância do pão e do vinho como o corpo e o sangue de Cristo. Uma das características mais conhecidas acerca da data é a confecção de tapetes com imagens sacras para procissões.
Agenda de quinta-feira
- Paróquia Cristo Rei – Gramado Xavier: 9 horas, missa na Matriz
- Paróquia São João Batista – Boqueirão do Leão: 8h30, missa na Matriz
- Paróquia São Sebastião Mártir – Venâncio Aires: 8h30, missa na Matriz
- Paróquia Santa Inês – Mato Leitão: 8h30, missa na Matriz
- Paróquia Nossa Senhora da Glória – Sinimbu: 15 horas, missa na Matriz
- Paróquia Santos Mártires das Missões – Linha Santa Cruz: 9 horas, missa na Matriz
- Paróquia Santa Terezinha – Herveiras: 9 horas, missa na Matriz
- Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Passo do Sobrado: 8h30, missa na Matriz
- Paróquia São João Batista – Catedral – Santa Cruz do Sul: 9 horas, missa na Matriz
- Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Santa Cruz do Sul: 17 horas, missa na Matriz
- Paróquia Santo Antônio – Santa Cruz do Sul: não haverá celebração – A missa será na Catedral
- Paróquia Ressurreição – Santa Cruz do Sul: não haverá celebração – A missa será na Catedral
- Paróquia Espírito Santo – Santa Cruz do Sul: não haverá celebração – A missa será na Catedral
- Paróquia Nossa Senhora da Candelária – Candelária: 15 horas, missa na Matriz
- Paróquia Santa Teresa – Vera Cruz: 9 horas, missa na Matriz
- Paróquia São José – Vale do Sol: 8h30, missa na Igreja Centenária
- Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Rio Pardo: 15 horas, missa na Matriz
- Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Rincão Del Rey: 8h30, missa na Matriz
- Paróquia Santa Bárbara – Encruzilhada do Sul: 8h30, missa na Matriz