Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LEGISLATIVO

Vereador pede informações sobre atendimento em neuropediatria em Santa Cruz

Foto: Banco de Imagens

O vereador Alberto João Heck (PT) teve aprovado por unanimidade, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizada nessa segunda-feira, 6, um Pedido de Informações direcionado ao Poder Executivo para esclarecer como está estruturado o atendimento em neuropediatria pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

A iniciativa busca levantar dados sobre a demanda existente, o número de crianças que aguardam consultas e avaliações, o tempo de espera para atendimento e a capacidade da rede pública e conveniada para atender pacientes que necessitam de acompanhamento especializado.

No documento, o parlamentar solicita informações detalhadas sobre a fila de espera para consultas com neuropediatras, incluindo o número de crianças aguardando atendimento, o tempo médio entre o encaminhamento realizado pela Atenção Primária e a consulta especializada, além da quantidade de consultas realizadas nos anos de 2024, 2025 e no período já transcorrido de 2026.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pacientes de baixa renda poderão pagar metade do valor de consultas médicas em Santa Cruz

O pedido também busca esclarecer como está organizada a oferta do serviço, com dados sobre o número de profissionais disponíveis na rede própria do município, no Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (CISVALE), na rede estadual e entre prestadores credenciados ou contratualizados, bem como a capacidade mensal de atendimentos de cada modalidade.

Outro ponto abordado refere-se aos critérios adotados pela Secretaria Municipal de Saúde para encaminhamento dos pacientes e à existência de estudos ou planejamento para ampliar a oferta de consultas e reduzir o tempo de espera, incluindo a possibilidade de novas contratações, credenciamentos ou pactuações.

Publicidade

Alberto Heck também questiona o tempo necessário para a conclusão de avaliações diagnósticas e emissão de laudos destinados à identificação de transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras condições neurológicas. Conforme destaca o pedido, esses documentos são fundamentais para orientar o tratamento em saúde, o acompanhamento multiprofissional e a adoção de estratégias pedagógicas e de inclusão no ambiente escolar.

LEIA TAMBÉM: Apae alerta que precisa de mais recursos para garantir continuidade dos serviços

Na justificativa, Alberto Heck ressalta que o pedido foi motivado por relatos de familiares de crianças que enfrentam longos períodos de espera para consultas especializadas e para a emissão de laudos médicos, além de preocupações manifestadas por profissionais da educação. Segundo o parlamentar, a demora pode comprometer o planejamento pedagógico, o acesso a serviços especializados e o início precoce de intervenções terapêuticas, consideradas fundamentais para o desenvolvimento infantil.

Publicidade

Para o vereador, conhecer a realidade do atendimento em neuropediatria permitirá avaliar se a estrutura atualmente disponível é suficiente para atender à demanda existente e acompanhar as medidas adotadas pelo Município para ampliar a oferta do serviço e garantir maior agilidade no atendimento às crianças que necessitam desse acompanhamento especializado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.