Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

happy hour

Família, a base da sociedade

A base da sociedade é a família. É sólida e infalível, quando bem estruturada. Os filhos vão crescendo através dos ensinamentos e dos exemplos positivos demonstrados pelos pais. A escola tem o dever de formá-los intelectualmente e ajudá-los nos conhecimentos gerais e de cidadania.

 Graças aos exemplos dos meus pais, tornei-me um cidadão digno no convívio com a sociedade, apesar de me tornar órfão entre os 16 e 17 anos. “Jamais deixe de estudar e seja um trabalhador”, aconselhava meu pai. Cumpri à risca os desígnios dos meus genitores.

 Tite, consagrado como um dos melhores treinadores da safra atual brasileira, tornou-se um exemplo de perseverança vencedora vinda do interior do nosso Estado. Sua mãe, recém-falecida, sempre foi reverenciada por Tite como sua grande inspiradora de força de vontade e fé.

Publicidade

Quando Everton e Arthur entraram no segundo tempo de um jogo da Seleção, lembrei-me de Renato Portaluppi, consagrado como atleta e treinador. Ídolo da torcida gremista, personagem nas primeiras grandes conquistas internacionais do tricolor como jogador. Hoje como técnico, faz um trabalho exemplar e diferenciado de futebol bem entrosado e vencedor, além de se constituir em um descobridor de jovens talentos. O Grêmio voltou a conquistar títulos internacionais, nacionais e regionais.

Os dirigentes gremistas cumpriram a promessa de construir uma estátua de quatro metros de altura, cuja fotografia eternizada pelo escultor foi a comemoração do seu gol consagrador da conquista do Mundial sobre o Hamburgo, da Alemanha. Está exposta em lugar nobre da Arena do Grêmio.

Renato construiu sua imagem como provocador e irreverente com seu principal adversário, o Internacional, cuja torcida mais fanática não o tolera, sendo respeitado e até admirado por outra parcela de torcedores. Jovem, veio de Bento Gonçalves e trabalhava como padeiro. Sempre se referiu ao seu passado e ao convívio com seus pais, cujos exemplos jamais esqueceu.

Publicidade

 Pelé consagrou-se como o maior jogador de futebol de todos os tempos, cujo talento incomparável o tornou conhecido mundialmente. Em diversos comentários, sempre agradecia muito a sua trajetória irretocável ao seu pai, Dondinho, que outrora também fora jogador profissional.

Sempre acreditei nos valores da família como unidade número um da sociedade. Não só empreendedores e pessoas de sucesso são exemplos a serem seguidos. A maioria que constitui a base da pirâmide, sustenta com trabalho e comprometimento a massa de trabalhadores que alavancam o progresso de um País. Graças a Deus essas pessoas se criaram em boas famílias. As exceções existem. Todavia, as oportunidades que surgem dependem do esforço individual.

Nada vem de graça.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.