happy hour 14/04/2019 23h36 Atualizado às 10h20

Família, a base da sociedade

Graças aos exemplos dos meus pais, tornei-me um cidadão digno no convívio com a sociedade

A base da sociedade é a família. É sólida e infalível, quando bem estruturada. Os filhos vão crescendo através dos ensinamentos e dos exemplos positivos demonstrados pelos pais. A escola tem o dever de formá-los intelectualmente e ajudá-los nos conhecimentos gerais e de cidadania.

 Graças aos exemplos dos meus pais, tornei-me um cidadão digno no convívio com a sociedade, apesar de me tornar órfão entre os 16 e 17 anos. “Jamais deixe de estudar e seja um trabalhador”, aconselhava meu pai. Cumpri à risca os desígnios dos meus genitores.

 Tite, consagrado como um dos melhores treinadores da safra atual brasileira, tornou-se um exemplo de perseverança vencedora vinda do interior do nosso Estado. Sua mãe, recém-falecida, sempre foi reverenciada por Tite como sua grande inspiradora de força de vontade e fé.

Quando Everton e Arthur entraram no segundo tempo de um jogo da Seleção, lembrei-me de Renato Portaluppi, consagrado como atleta e treinador. Ídolo da torcida gremista, personagem nas primeiras grandes conquistas internacionais do tricolor como jogador. Hoje como técnico, faz um trabalho exemplar e diferenciado de futebol bem entrosado e vencedor, além de se constituir em um descobridor de jovens talentos. O Grêmio voltou a conquistar títulos internacionais, nacionais e regionais.

Os dirigentes gremistas cumpriram a promessa de construir uma estátua de quatro metros de altura, cuja fotografia eternizada pelo escultor foi a comemoração do seu gol consagrador da conquista do Mundial sobre o Hamburgo, da Alemanha. Está exposta em lugar nobre da Arena do Grêmio.

Renato construiu sua imagem como provocador e irreverente com seu principal adversário, o Internacional, cuja torcida mais fanática não o tolera, sendo respeitado e até admirado por outra parcela de torcedores. Jovem, veio de Bento Gonçalves e trabalhava como padeiro. Sempre se referiu ao seu passado e ao convívio com seus pais, cujos exemplos jamais esqueceu.

 Pelé consagrou-se como o maior jogador de futebol de todos os tempos, cujo talento incomparável o tornou conhecido mundialmente. Em diversos comentários, sempre agradecia muito a sua trajetória irretocável ao seu pai, Dondinho, que outrora também fora jogador profissional.

Sempre acreditei nos valores da família como unidade número um da sociedade. Não só empreendedores e pessoas de sucesso são exemplos a serem seguidos. A maioria que constitui a base da pirâmide, sustenta com trabalho e comprometimento a massa de trabalhadores que alavancam o progresso de um País. Graças a Deus essas pessoas se criaram em boas famílias. As exceções existem. Todavia, as oportunidades que surgem dependem do esforço individual.

Nada vem de graça.