Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

happy hour

O potencial turístico

Um assunto que sempre me fascina é o turismo. Talvez seja pelas oportunidades que já tive para viajar a lugares turísticos no nosso País e no exterior. Visitei muitos locais lindos, monumentos arquitetônicos restaurados e bem-conservados, que contam a história dos antepassados.

Tenho orgulho de viver em um dos municípios mais bonitos do nosso Estado. Como cartão de visitas, temos uma Catedral majestosa, que encanta os turistas que a visitam. Além dessa atração, o Parque da Gruta, o Morro da Cruz, maravilhoso e atrativo no momento em que estiver alugado o restaurante panorâmico, recentemente finalizado pela administração municipal. Será explorado pela iniciativa privada.

A nossa rua principal sempre foi admirada pelo túnel verde, tanto por turistas e pela nossa população com as praças bem cuidadas. Vimos famílias reunidas sorvendo chimarrão sob as sombras das árvores. Depois das obras concluídas do calçadão, embora os transtornos que causou aos pedestres e comerciantes, será um acréscimo maravilhoso para os pedestres, que poderão admirar as vitrinas, que certamente dará uma nova dinâmica ao comércio do Centro.

Também já existe um grande projeto para a exploração turística do Lago Dourado, que ficará maravilhoso. Hoje, o entorno já está concluído com pistas asfaltadas para bicicletas, corridas e caminhadas, frequentadas pelos nossos conterrâneos. É preciso projetar a cidade para um promissor futuro turístico, a chamada indústria sem chaminés.
Ainda tem gente que joga contra essas iniciativas da administração pública, da Assemp, Novos Rumos, que, com sua visão profissional, veem o turismo como um propulsor do progresso do município.

Já temos eventos consagrados que aqui acontecem anualmente. A Oktoberfest, a terceira maior festa alemã do mundo, o Enart, que reúne os gaúchos de todas as querências, que vêm anualmente competir em diversas modalidades culturais, além dos eventos menores, que utilizam o Parque da Oktoberfest durante o ano. Uma ampla remodelação no parque já está sendo pensada. Ele precisa de reformas urgentes em todas as as dependências. Muitas ainda são do tempo da Fenaf.

A construção de um amplo Salão de Eventos já está com o projeto pronto e com a promessa de estar concluído antes da Oktoberfest desse ano. Fomentará o turismo o ano todo. A rede hoteleira e os restaurantes serão os grandes beneficiados, além do nosso comércio.

O mesmo vale para o interior. A comunidade de Linha Santa Cruz já abraçou o projeto que homenageia nossos imigrantes. Essas iniciativas do nosso berço da colonização alemã certamente serão bem-vindas. Quem sabe realizamos uma mini-Oktoberfest na Bierhaus ou na Gruta nos finais de semana de todo ano e com um tour turístico projetado para visitações? Os nossos símbolos, Fritz e Frida, ficarão felizes! Sirvam mais um chope! Prosit!

LEIA OUTRAS COLUNAS DE CLÓVIS HAESER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.