Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RECONHECIMENTO

Angélica Fonseca recebe título de Cidadã Santa-cruzense

Santa Cruz do Sul reconhece oficialmente a trajetória de Angélica Maria Silva da Fonseca, homenageada com o título de Cidadã Santa-cruzense por sua atuação em projetos sociais, culturais e comunitários desenvolvidos ao longo de quase quatro décadas no município. Uma sessão solene, de autoria do vereador Licerio Agnes (PSDB), foi realizada nessa segunda-feira, 18, para a entrega do título.

A sessão foi conduzida pelo vice-presidente Luizinho Ruas. A mesa foi composta por Gustavo Orlandi, chefe de Núcleo da Secretaria de Cultura do Município de Santa Cruz do Sul, representante do prefeito Sérgio Ivan Moraes; do vereador Cleber dos Santos Pereira, secretário da Câmara; os pais da homenageada Ivan Fonseca e Diná Silva da Fonseca; a fotógrafa Dulce Helfer, amiga da homenageada; Roselaine Schoepf, amiga e apoiadora da homenageada; Caetano dos Anjos, produtor cultural da empresa Los Anjos Produções; e a homenageada Angélica Maria Silva da Fonseca.

Natural de Cachoeira do Sul, Angélica chegou a Santa Cruz do Sul em 1987, acompanhando a transferência profissional de seu pai, militar da Brigada Militar. Desde então, construiu na cidade sua vida pessoal, familiar e profissional. Aqui, criou suas três filhas — Bruna Fonseca Assmann, Gabriela Fonseca Assmann e Luiza Fonseca Jost Assis — e recebeu, mais recentemente, a primeira neta, Alice Fonseca Berger.

Publicidade

Sua atuação na área social teve um capítulo importante junto ao Instituto Humanitas, sob a liderança do saudoso Padre Cyzo Assis. Na entidade, participou da captação de recursos e da realização de ações voltadas à alimentação, à oferta de oficinas culturais e educativas e ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Também esteve envolvida em iniciativas que se tornaram referências da solidariedade santa-cruzense, como a tradicional Galinhada do Humanitas e os brechós beneficentes.

Posteriormente, Angélica ampliou seu trabalho junto à AESCA, contribuindo para a estruturação da entidade, o fortalecimento de creches, a elaboração de projetos sociais e a captação de recursos públicos e privados. Esses esforços ajudaram a viabilizar equipamentos, veículos e programas destinados a crianças, adolescentes e famílias.

Na APAE de Santa Cruz do Sul, colaborou na elaboração e na captação de recursos para projetos que utilizam a cultura como instrumento de inclusão, autonomia, autoestima e melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas e de seus familiares.

Publicidade

A partir de 2014, passou a dedicar-se integralmente à elaboração e à gestão de projetos culturais. Com formação em Administração e especializações em Gestão de Projetos e Gestão de Organizações do Terceiro Setor, consolidou-se como consultora e especialista em impacto social e investimento social privado.

Ao longo dos anos, sua atuação alcançou dimensão estadual e tornou-se referência para artistas, grupos e entidades que buscam transformar ideias em projetos concretos. Em Santa Cruz do Sul, Angélica contribuiu para iniciativas ligadas à música, ao teatro, ao cinema, às artes visuais, aos festivais e à área social, incluindo o Festival Santa Cruz de Cinema, a Procissão das Criaturas, o Divas do Samba, o Festival Centenário da Sociedade Cultural e Beneficente União, os projetos Viva a Vida e Conectados, além do Fórum e da Parada da Diversidade.

Entre os projetos de maior alcance está O Grande Encontro – Música dos Gaúchos, que já alcançou mais de 100 mil pessoas e reuniu cerca de 8 mil participantes na Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul, celebrando a música e a identidade cultural do Rio Grande do Sul.

Publicidade

Seu trabalho também esteve ligado a projetos da Sociedade Cultural e Beneficente União, dos músicos Bako Lopes, Denis Job, Lívia Luz e Geison Queiroz, da Orquestra Santa Brass Band, da Associação Clube da Viola, da fotógrafa Dulce Helfer, do espetáculo teatral Viva a Vida, da produtora audiovisual Pé de Coelho Filmes, da Associação Império da Zona Norte e de diversos outros artistas, grupos e organizações.

Na promoção da diversidade e dos direitos humanos, Angélica participou ativamente das quatro edições da Parada da Diversidade e das atividades do Fórum da Diversidade. Sua contribuição ajudou a aproximar a sociedade civil, o poder público e diferentes segmentos da comunidade, fortalecendo o diálogo, a inclusão e a construção de políticas públicas voltadas ao respeito à pluralidade.

Proponente da homenagem, o vereador Licerio destacou que mais do que produzir projetos, Angélica Fonseca constrói oportunidades. “Sua trajetória conecta artistas e recursos, entidades e políticas públicas, cultura e comunidade. Por trás de cada iniciativa viabilizada, estão profissionais que encontraram oportunidades, trabalhadores beneficiados pela geração de renda, organizações que conseguiram concretizar seus propósitos e milhares de pessoas que tiveram acesso à cultura”, citou.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.