Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Susto

Raio destrói guarita de salva-vidas em Capão Novo

O temporal que atinge parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 8, acabou causando estragos no Litoral. Por volta das 14h30 um raio caiu na guarita 53 da praia de Curumim, em Capão Novo. Por sorte, ninguém se feriu já que os salva-vidas não estavam na estrutura no momento em que o raio a atingiu.

De acordo com informações do coordenador dos salva-vidas do Litoral Norte, major Nilton Camargo, no momento da descarga elétrica os dois profissionais que trabalham na guarita estavam orientando os banhistas a deixar a água devido ao temporal. A estrutura ficou completamente destruída. 

No dia 29 de dezembro quatro pessoas morreram após serem atingidas por um raio em Praia Grande, no Litoral de São Paulo. Outras quatro pessoas ficaram feridas com a descarga elétrica. “O que houve ali foi que o guarda sol funcionou como um captador do raio. Por isso a corrente foi forte. O raio se dispersou perto do objeto e acabou atingindo as pessoas”, explicou o tenente Adson Willi, do Corpo de Bombeiros.

Publicidade

O QUE FAZER EM CASO DE TEMPESTADE COM RAIOS NA PRAIA

* Busque abrigo seguro quando perceber que o tempo está fechando. O ideal é um imóvel fechado com aterramento.
Se não for possível se abrigar fique de cócoras, com a cabeça entre as pernas. Isso reduz a área de contato. Não fique em grupo e nem deitado.
Buscar abrigo dentro do carro também é seguro. Não se deve ficar do lado de fora do veículo.
Não use o celular e evite buscar abrigo embaixo de árvores, pois elas são um ponto de atração de raios, desconecte-os.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.