Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Porto Alegre

Estado entrega novo Centro de Triagem com 96 vagas

O governo do Estado inaugurou nesta terça-feira, 15, o novo Centro de Triagem (CT) para presos provisórios de Porto Alegre. A obra iniciou em 18 de julho, demorou 19 dias para ficar pronta e conta com 96 vagas. A entrega contou com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. O ato foi marcado pelo anúncio de duas outras unidades prisionais: um terceiro CT e uma nova cadeia pública, ambos em Porto Alegre. 

O CT está localizado em área anexa à Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA). Possui 437,04 metros quadrados de área construída, erguida a partir da montagem de celas em monobloco GRC+CAD (concreto reforçado de alto desempenho). A obra foi executada pela empresa Verdi Sistemas Construtivos, contratada com inexigibilidade de licitação. O valor total investido é de R$ 2,9 milhões, oriundos do Tesouro do Estado. 

O governador José Ivo Sartori ressaltou os esforços da atual administração para sanar os problemas do sistema prisional. “Estamos apostando em uma maneira diferente de trabalhar. É evidente que não vamos resolver todas as demandas existentes, mas estamos determinados, dentro das condições possíveis. Todos podem constatar que se trata de uma construção segura e em condições de realmente fazer uma triagem adequada”, destacou.

Publicidade

No CT, o detento é controlado por meio de galeria situada no segundo pavimento, o que garante mais segurança aos servidores e possibilita menor emprego de efetivo. A operação, em um primeiro momento, ficará a cargo da Brigada Militar (BM). “Pretendemos assumir a unidade a partir do ingresso de novos servidores aprovados em concurso público”, esclareceu a superintendente dos Serviços Penitenciários, Marli Ane Stock.

Novas unidades prisionais

As novas unidades prisionais anunciadas serão construídas na mesma área anexa à Cadeia Pública de Porto Alegre. As duas estruturas serão construídas pela empresa Verdi Sistemas Construtivos. “O processo de construção deve ser bastante rápido, como foi o deste Centro de Triagem”, afirmou Sartori.
O terceiro CT para presos provisórios da capital terá capacidade para 112 detentos. A obra será custeada pelo Estado e tem estimativa de conclusão de 60 dias. A nova Cadeia Pública terá 400 vagas e será erguida por meio de permuta do imóvel da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDHR) com o Grupo Zaffari. O governo espera assinar a ordem de serviço dentro de 60 dias, com prazo de execução de 180 dias.

Publicidade

Somados, os dois CTs já em operação e as novas unidades representam 680 vagas para presos provisórios. “Não se faz segurança pública sem uma estrutura carcerária adequada. Para tanto, priorizamos esta questão. Esse esforço garantirá um novo fôlego”, garantiu o secretário Cezar Schirmer, que também projetou a abertura de uma nova galeria da Penitenciária de Canoas 2, com 144 vagas, dentro de 30 dias.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.