Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

centro serra

Projeto Social União completa cinco anos de atuação em Sobradinho

Foto: Victor Paranhos

No dia 26 de novembro, o Projeto Social União comemorou o 5º ano de existência no município de Sobradinho. Conforme o presidente e idealizador do projeto, Júlio César dos Santos, o Neguinho, o início de tudo se deu na quadra do Bairro União (na época ainda não fechada em volta), em uma tarde de domingo de 2016.

De acordo com o presidente, o projeto social sem fins lucrativos foi idealizado a partir de uma viagem feita por ele mesmo, na época, ainda vereador de Sobradinho. “Sempre tive um envolvimento direto com a comunidade na área esportiva e cultural. Neste período, quando ainda era vereador, viajei a Porto Alegre e conheci uma pessoa que lidava com projetos sociais. Como sempre tive interesse de trabalhar com crianças, a ideia surgiu e começamos a colocá-lo em prática”, disse.

LEIA TAMBÉM: Projeto Social União retoma atividades em Sobradinho

Publicidade

A partir disso, Júlio conta que foi atrás de uma equipe para constituir o projeto. “Precisávamos de uma equipe de pessoas que tinham conhecimento na área. O primeiro que eu convidei para integrar a equipe e fazer parte do trabalho esportivo com as crianças aqui na comunidade, que na época nem contava com quadra de esportes, foi o Tiago Rosa (o Misco). Logo após, cerca de dois anos depois, Daniela Puntel entrou com a oficina de Teatro e Dança”, ressalta.

Foto: Divulgação

Atualmente, o projeto conta com 80 alunos ativos nas oficinas de esporte, ministrada por Misco, e teatro e dança, a cargo da professora Daniela. O professor Misco destaca a gratidão e a importância de estar desde o início à frente deste trabalho. “Se torna prazeroso, porque além de professor, tu acaba sendo amigo, irmão mais velho, às vezes fazendo um papel de pai e conselheiro. Comemoramos agora cinco anos, onde aqui já se passaram vários alunos, e a gente fica muito feliz quando encontramos eles na rua e mesmo depois de certo tempo, ainda te chamam de professor e tem um carinho pela gente e pelo projeto”, salienta.

Já a professora Daniela relembra com emoção como foi o início e destaca a proporção que o projeto ganhou nesses últimos anos. “Lembro que começou com a oficina de esporte. Jamais imaginávamos que ganharia tamanha proporção. Desde então, já ajudava  a equipe, sendo que depois de algum tempo comecei com a oficina de teatro e dança, que também não imaginava que seria tão gratificante. A melhor palavra que descreve o que sinto pelo projeto é gratidão. Gratidão a cada criança, a cada momento vivido, a pessoa que me tornei depois de ter feito parte deste projeto. Acredito que tanto os alunos aprendem conosco quanto nós aprendemos com eles. Algumas crianças começaram no projeto há cinco anos e hoje ainda permanecem. É tão bom ver a evolução de cada um, o carinho e o respeito que aumentam cada vez mais”, conclui Daniela.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Na quadra de futsal, crianças e adolescentes colocam os pés no futuro

Diante de todo esse tempo de vida do projeto, Júlio destaca as boas condições em poder atender um expressivo número de alunos atualmente, mas ainda recorda das dificuldades do início. “A gente começou com uma bola e cinco coletes. Hoje, estamos entregando o segundo uniforme à nova equipe. Já tivemos mais de 100 crianças uniformizadas antes do início da pandemia inclusive”, enfatiza.

Foto: Victor Paranhos

O presidente aproveita também para agradecer a todos que, de uma forma ou outra, contribuem com o projeto. “É um momento de gratidão. Cinco anos de história. Já tivemos muitos desafios. Não é fácil tocar um projeto social, mas a gente agradece muito a nossa equipe, a comunidade, as pessoas que nos ajudam, empresas e a confiança das famílias. Tudo aqui acontece através de doações. O projeto vai ficar marcado na vida de muitas crianças. Esse é o legado que queremos deixar para todos que fazem parte dessa história”, destaca Júlio.

Publicidade

Para comemorar a passagem do quinto aniversário da entidade foi realizada, no último domingo, 28, uma confraternização na sede da AABB de Sobradinho, com atividades esportivas e recreativas para os alunos, além de almoço para todas as crianças do projeto.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.