A ferramenta de Inteligência Artificial (IA) da Microsoft, o chat Copilot, está disponível para uso dos servidores estaduais que possuem conta no Office 365. A implantação e disseminação do uso da solução no dia a dia de trabalho nos órgãos do Poder Executivo Estadual faz parte da nova Estratégia de Governo Digital em implantação, liderada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). A iniciativa está em linha com a Política de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Estado, prevista no Decreto 57.547/24, que abrange a disponibilização de soluções transversais com objetivo de melhorar a experiência digital do cidadão e dos servidores e promover a melhoria contínua da arquitetura tecnológica do Estado.
LEIA TAMBÉM: Mais de 14 mil contribuintes em Santa Cruz ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda
Parte integrante do pacote Office 365, em uso pelo governo estadual desde 2022, o chat Copilot foi projetado para auxiliar os usuários em uma ampla variedade de tarefas, desde a criação de conteúdo até a análise de dados e a geração de visualizações. A ferramenta pode auxiliar também para ações de tradução e correção ortográfica, criação e revisão de textos, auxílio com dados e planilhas, estruturação de slides e ideias visuais, busca de notícias, leitura e análise de planilhas, PDFs e textos, entre outros.
Publicidade
Capacitações e licenças
A disponibilização do Copilot e a oferta de capacitações sobre a ferramenta aos mais de 63 mil usuários do Poder Executivo que possuem conta no Office 365 está vinculada à estratégia liderada na SPGG por meio da Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI). A primeira capacitação destinada a todos os servidores, realizada em parceria com a Microsoft, está agendada para o início de junho. Pelos próximos dois meses, novas agendas serão marcadas para que os servidores possam conhecer as funcionalidades do chat Copilot.
LEIA TAMBÉM: INSS começa a pagar segunda parcela da antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas
Além da oferta geral, outras 2,5 mil licenças de uma versão aprimorada da ferramenta serão destinadas a usuários-chave selecionados em todas as secretarias. Dentro da estratégia do governo estadual, a expectativa é de que a IA consiga auxiliar de forma cada vez mais robusta na melhoria dos processos e projetos desenvolvidos pelas secretarias, facilitando a implementação de práticas inovadoras e a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento das políticas públicas.
Publicidade