Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CADEIA PRODUTIVA

Santa Cruz está entre os municípios brasileiros com maior número de cervejarias registradas

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou neste mês a edição de 2025 do Anuário da Cerveja, baseado em parceria com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). O relatório apresenta um dado que destaca a atuação de Santa Cruz do Sul nesse setor: o município possui 11 cervejarias registradas junto ao órgão federal, ingressando pela primeira vez na lista de cidades brasileiras com maior número de estabelecimentos do tipo.

Santa Cruz aparece em 18º lugar na lista, empatada com Florianópolis, capital de Santa Catarina. Entre as cidades gaúchas, fica em terceiro, atrás somente de Porto Alegre, com 43 cervejarias, e Caxias do Sul, com 22. Conforme os dados do Mapa, a Terra da Oktoberfest teve cinco novos estabelecimentos registrados durante o ano de 2024, com um aumento de 83,3%.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

O anuário mostra que o Brasil tinha um total de 1.949 cervejarias registradas em 2024, um aumento de 5,5% em relação ao ano anterior. A cidade com mais estabelecimentos é São Paulo, com 66, seguida por Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. Em relação ao número de produtos, o relatório do Mapa mostra que há 43.176 cervejas diferentes com registro no país.

Na lista, constam como cervejarias todo estabelecimento registrado como produtor ou fabricante, padronizador, envasador ou engarrafador, atacadista, exportador ou importador, que possua instalações, equipamentos e capacidade técnica adequados para a execução desta atividade. Por isso, não são contabilizadas as empresas que usam o formato de produção sob contratação, popularmente conhecido como “cervejaria cigana” ou contract brewing.

LEIA TAMBÉM: Cervejaria oficial da Oktoberfest prevê produção de 250 mil litros de chope para o evento

Publicidade

Saiba mais

Visando potencializar o turismo em Santa Cruz do Sul e região por meio da atuação da cadeia produtiva cervejeira, está sendo viabilizada no município a criação do Vale Cervejeiro. O projeto, voltado à produção local e desenvolvido em diversas frentes, prevê, entre outras ações, a revitalização do Parque da Oktoberfest, com construções remetendo à arquitetura germânica, e atividades direcionadas ao interior do município.

A importância do mercado cervejeiro para Santa Cruz e o futuro do vale cervejeiro foram tema, no início de agosto, do happy hour Gerir, promovido pela Gazeta Grupo de Comunicações. O evento reuniu representantes dos meios político e empresarial para debater a implementação do projeto que, além de impulsionar o turismo, também deve contribuir para a geração de emprego e renda.

Assista:

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.