Pela primeira vez na história, uma cervejaria santa-cruzense assumirá o papel de fornecedora oficial do chope da Oktoberfest. A Heilige, marca com 15 anos de atuação, será responsável por levar identidade local, tradição e inovação ao maior evento de Santa Cruz do Sul. Para atender à demanda da Festa da Alegria deste ano, a cervejaria prevê a produção de 250 mil litros de chope. O volume representa um aumento significativo em relação à edição de 2024, quando foram consumidos 186,4 mil litros de bebidas fornecidas pela marca anterior, a Eisenbahn.
A expectativa é de que essa produção represente até 20% das vendas totais da Heilige em 2025. Especificamente para a Oktoberfest, o volume projetado é 4,5 vezes maior do que o fornecido pela empresa na edição anterior do evento.
LEIA MAIS: Cervejaria santa-cruzense será responsável pelo chope oficial da 40ª Oktoberfest
Publicidade
Para o diretor da Heilige, Rodrigo Yung, a escolha representa a valorização de quem investe no município e está presente não apenas nas festas, mas também no cotidiano da comunidade – nos brindes em família, nas celebrações da cidade. “Acreditamos na tradição, na cultura alemã e, acima de tudo, no papel da Heilige como parte viva da história de Santa Cruz do Sul”, afirma.
Durante a Oktoberfest, a marca levará ao público seus rótulos mais consagrados, além de lançamentos criados exclusivamente para o evento. Em 2024, a Heilige apresentou sua primeira cerveja sem álcool durante a festa, e para este ano já estão previstas outras inovações.
LEIA MAIS: Enquete realizada pelo Portal Gaz acertou quatro dos cinco artistas que vão estar na 40ª Oktober
Publicidade
A operação da Heilige para a Oktoberfest deve gerar mais de 250 empregos diretos e indiretos nas etapas que antecedem e durante os dias do evento, contemplando áreas como produção, logística, atendimento, eventos e suporte técnico.
O anúncio oficial ocorreu na noite de 1º de julho, durante evento que também revelou as atrações nacionais que subirão ao palco da Arena de shows da festa.
Valorização
O presidente da 40ª Oktoberfest, Mathias Bertram, destaca que a Heilige celebra seus 15 anos de atuação em 2025 e que essa trajetória de sucesso torna a escolha da marca ainda mais simbólica para a festa. Ele ressalta o reconhecimento nacional e internacional que a cervejaria já conquistou e afirma que o chope da Heilige será um atrativo a mais para o público.
Publicidade
Bertram também frisa que, assim como em edições anteriores, outras cervejarias continuarão tendo seus estandes na festa, como já é tradição, garantindo qualidade e diversidade. “Importante destacar que, além do chope Heilige, haverá novamente chopes artesanais de empresas locais. Ou seja, como uma grande festa popular, teremos opções para todos os gostos”, comemora.
LEIA MAIS: Shows da Oktoberfest terão pré-venda de ingressos exclusiva; saiba como participar
Compromisso com o desenvolvimento local
O prefeito Sérgio Moraes ressalta que essa foi uma meta assumida no ano passado, durante sua campanha eleitoral. Segundo ele, a proposta sempre foi garantir que a Oktoberfest valorizasse o comércio e os produtos da cidade, e que a cerveja servida na festa fosse produzida em Santa Cruz do Sul. Embora reconheça a qualidade das marcas que vinham sendo utilizadas em anos anteriores, reforça que era preciso oferecer algo único, que o visitante não encontrasse em outros lugares. “Essa vai ser a partir de agora uma das principais identidades da nossa festa”, comemora.
Publicidade
Na avaliação da secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, esse é um momento histórico para a Oktoberfest e para Santa Cruz do Sul. “A escolha da Heilige como fornecedora oficial do chope da 40ª edição simboliza muito mais do que uma mudança operacional — representa o fortalecimento da nossa identidade, da economia local e do sentimento de pertencimento da nossa comunidade. Estamos celebrando uma conquista construída coletivamente, que reconhece o valor das nossas cervejarias e marca o início de um novo ciclo, no qual o protagonismo local será cada vez mais valorizado”, analisa.
LEIA TAMBÉM: Oktoberfest e Christkindfest são contempladas com recursos da Lei de Incentivo à Cultura
O deputado federal Marcelo Moraes, um dos principais entusiastas da iniciativa, destaca que esse protagonismo local dá uma nova roupagem à festa e reforça a importância de se valorizar o que é produzido na cidade. Para ele, não se trata apenas de orgulho local, mas de uma decisão estratégica que amplia as oportunidades econômicas, fortalece o setor cervejeiro e eleva o prestígio da Oktoberfest nacionalmente.
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!