O Carnaval de Rio Pardo em 2026 já começa a ganhar forma, mesmo com parte da programação ainda em fase de organização. A principal definição até o momento é o período da festa, que ocorrerá de quinta a segunda-feira, entre os dias 12 e 16 de fevereiro.
Segundo a secretária municipal de Turismo e Cultura, Tatiana Bonatto, a estrutura básica do Carnaval já está pensada, embora alguns detalhes ainda não estejam oficialmente definidos, como atrações musicais, valores de repasse e horários.
LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires escolhe nova corte do Carnaval no próximo sábado
Publicidade
A programação prevê o ensaio técnico das escolas de samba na quinta-feira, 12 de fevereiro. Na sexta, 13, ocorrerá o Carnaval Popular, com banda ao vivo. O sábado será dedicado ao desfile das escolas de samba. Para o domingo, estão previstas as passagens dos blocos, seguidos novamente pelo Carnaval Popular. Já na segunda-feira, 16, desfilam os blocos de camiseta e outras entidades convidadas de municípios da região, também com apresentação de banda no centro da cidade.
Ainda conforme a secretária, os nomes das bandas que irão se apresentar no Carnaval e os valores de repasse às escolas de samba e blocos dependem de definições internas e da área financeira do Município. Em relação aos repasses, Tatiana relembra que em 2025 o pagamento ocorreu em parcela única. “O ano passado foi num repasse só, num valor só. Então acredito que esse ano também seja.”
Em 2025, o Carnaval de Rio Pardo reuniu, segundo estimativa da Brigada Militar, em torno de 120 mil pessoas no decorrer da festa. Para 2026, a expectativa da organização é manter esse público – “com algumas surpresas na programação”, afirma a secretária.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Última apresentação do espetáculo teatral “Viva a Vida” será em Santa Cruz
Tatiana ressalta que embora a base do Carnaval já esteja definida, novas atrações e ajustes ainda poderão ser anunciados. “Com certeza, virão algumas surpresas durante a programação para o nosso grande público que visita Rio Pardo sempre neste período.”
Corte foi escolhida antecipadamente
Mesmo com parte da programação ainda em construção, o Carnaval 2026 de Rio Pardo já tem sua corte eleita. A escolha ocorreu no dia 27 de dezembro, em um evento no centro da cidade, ao ar livre – uma das novidades deste ano.
Publicidade
Quatro candidatas disputaram os títulos de rainha e princesa. A avaliação ficou a cargo de cinco juradas, que analisaram critérios como comunicação, simpatia e espírito carnavalesco; samba no pé; desenvoltura e facilidade de expressão e elegância e graciosidade, além da fantasia.
LEIA TAMBÉM: Show da Virada reúne cerca de 3 mil pessoas em Encruzilhada do Sul
A rainha do Carnaval 2026 de Rio Pardo é Yasmin Schirmer, representante da Escola de Samba Realeza da Vila. O título de princesa ficou com Ana Carolina Rodrigues, do Bloco Mãos do Samba. O posto de rei momo segue com Marcelo Carvalho, o Marcelão, que permanece no cargo pelo quarto ano consecutivo. Não houve novos candidatos ao título. Durante o evento de escolha da corte, o público acompanhou apresentações das baterias e alas-show das escolas de samba Candangos, Embaixadores do Ritmo e Realeza da Vila.
Publicidade

Após o concurso, a programação seguiu com o show do grupo Samba Júnior, que retornou aos palcos em Rio Pardo após cerca de 15 anos. Segundo Tatiana Bonatto, a apresentação teve forte adesão do público. “Foi um grande evento, todo mundo muito animado.”
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade