Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CULTURA

Casa das Artes reabre nesta semana com horário especial para janeiro

Foto: Rafaelly Machado/Banco de Imagens

A Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul, reabre as portas na próxima quinta-feira, 15, com horário de visitação especial para o mês de janeiro. Com as mostras Cinco Elementos, na teia das interconexões, de Mariana Wartchow, e Pintura e fotografia, 50 anos de Pesquisa, de Eduardo Vieira da Cunha, em cartaz, o espaço segue aberto de quarta a sexta-feira, das 10 horas ao meio-dia e das 13h30 às 16h30, com entrada gratuita e classificação livre.

Na exposição Cinco Elementos, na teia das interconexões, lançada em dezembro, na Galeria Riesch, Mariana Wartchow mergulha na relação com os elementos água, terra, fogo, ar e espaço. O trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado transformada em arte ao longo dos dois últimos anos. “Minha dissertação ficou dividida em três partes. Trago para Santa Cruz os trabalhos relativos ao segundo e terceiro capítulos”, explica Mariana.

LEIA MAIS: Pesquisa de mestrado inspira exposição de arte em Santa Cruz

Publicidade

Ela conta que, durante uma residência artística, abriu espaço no trabalho para realizar performances em torno do tema. “Na dissertação, essa parte ficou com o título Cavar um buraco para contemplar. A reunião desses trabalhos se apresenta na exposição atual”, diz. Em Cinco Elementos, que tem curadoria de Carolina Knies, os trabalhos registram as performances em vídeo e em fotografia, mas não será realizada performance ao vivo neste momento. A mostra permanecerá em cartaz até 21 de março.

Um dos trabalhos de Mariana Wartchow | Foto: Carolina Knies/Divulgação

Já em Pintura e fotografia, 50 anos de Pesquisa, cuja curadoria é de Daniela Cidade, o pintor e fotógrafo gaúcho Eduardo Vieira da Cunha faz um resgate de antigos e novos trabalhos produzidos ao longo de cinco décadas sobre os temas viagem, fotografia e pintura. “Seja em viagens de aperfeiçoamento ou nos anos de jornalismo, esse deslocamento foi sempre pautado pela busca pelo conhecimento e, como artista, o tema se traduziu em diferentes obras”, afirma. A exposição receberá visitas até 28 de fevereiro.

Obras de Eduardo Vieira da Cunha também podem ser vistas no espaço de quarta a sexta-feira. A entrada é gratuita | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA MAIS: Vieira da Cunha exibe meio século de arte

Publicidade

A presidente da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, Carolina Knies, reforça que em 2026 a programação da Casa das Artes seguirá intensa, com o calendário expositivo praticamente esgotado. “Vamos apresentar uma diversidade de exposições individuais, coletivas e de homenagens, com artistas locais e convidados”, conta. Ela ressalta que a casa está aberta para receber saraus, palestras e lançamentos de livros. “Todas as atividades que fomentam a cultura são bem-vindas.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.