Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

MEMÓRIA

A Gazeta esteve lá: na COP 8, em Genebra, na Suíça

Foto: Romar Beling

Auditório na abertura da COP em Genebra

As discussões promovidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no âmbito da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT) tiveram continuação em 2018. Naquele ano, foi realizada a 8ª Conferência das Partes (COP 8) do tratado internacional que estuda medidas de prevenção e inibição aos malefícios do hábito de fumar. Os debates aconteceram entre os dias 1º e 6 de outubro, em Genebra, na Suíça, cidade na qual fica a sede mundial da OMS.

Sede: o ambiente do centro de convenções | Foto: Romar Beling

A conferência envolve a participação de delegações oficiais dos países que ratificaram o acordo global, bem como de entidades da área da saúde e organizações não governamentais (ONGs). A exemplo do que havia feito em edições anteriores da COP, a Gazeta igualmente esteve presente para realizar a cobertura do evento. O jornalista Romar Rudolfo Beling, então editor na Editora Gazeta, acompanhou as tratativas em Genebra, como credenciado para ter acesso aos ambientes do Centro Internacional de Convenções de Genebra, situado defronte à sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

LEIA MAIS:
A Gazeta esteve lá: na COP 7, em Nova Délhi, em 2016
A Gazeta esteve lá: na audiência da Anvisa, em Brasília

O Lago Lemán, na área central da cidade | Foto: Romar Beling

A edição teve delegações de 137 nações, e a comitiva brasileira era uma das maiores, com representações dos diversos ministérios, tendo em destaque, claro, a área da Saúde. Embora sem direito de acesso ao ambiente das discussões, das reuniões ou dos debates na COP, entidades dos produtores de tabaco e das empresas do setor igualmente encaminharam representantes à Suíça, a fim de acompanhar de perto as tratativas e os posicionamentos da delegação brasileira. Assim, instituições públicas e privadas de Santa Cruz do Sul, do Estado e do Sul do Brasil estiveram em Genebra. Beling atualizou diariamente as notícias a partir da COP 8 para os leitores da Gazeta do Sul e do Portal Gaz e para os ouvintes da Rádio Gazeta FM 107,9, bem como para os veículos da Gazeta em Sobradinho.

LEIA MAIS:
A Gazeta esteve lá: na Frutal Amazônia, em Belém (PA)
A Gazeta esteve lá: na missão gaúcha em Israel
A Gazeta esteve lá: no Itaquerão, com o Avenida, em confronto épico com o Corinthians

Em Genebra, além da COP, aconteceu na semana imediatamente seguinte à conferência a primeira MOP, a Reunião das Partes de um protocolo específico para Combate ao Comércio Ilícito de Tabaco. A partir desse contato inicial entre delegações visando discutir soluções para o contrabando de cigarros e para inibir o comércio de produtos ilegais, as tratativas devem seguir na próxima edição.

Ampla praça diante da sede mundial da ONU | Foto: Romar Beling

Inicialmente, a COP 9 estava prevista para ocorrer de 9 a 14 de novembro deste ano, em Haia, na Holanda. Mas, em virtude da pandemia do coronavíus, foi transferida para o período de 8 a 13 de novembro de 2021, mantendo a sede em Haia, e a MOP 2 acontece entre 15 e 17 de novembro. Uma vez mais, a Gazeta estará lá, para contar tudo para a comunidade.

LEIA MAIS:
A Gazeta esteve lá: no impeachment, em Brasília
A Gazeta esteve lá: na Olimpíada de Sydney, em 2000
A Gazeta esteve lá: no Pan do Rio, em 2007

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.