Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Santa Cruz

Agentes vistoriam casas em ações de combate à dengue nesta quinta-feira

Foto: Alencar da Rosa

A Vigilância Sanitária informa que, nesta quinta-feira, 22, 12 agentes de combate a endemias estarão trabalhando na zona urbana de Monte Alverne. Eles farão inspeções nos pátios e repassarão orientações aos moradores. O trabalho tem como objetivo verificar a presença de focos do mosquito Aedes aegypti, para evitar casos de dengue, zika vírus, chikungunya e o alerta da febre amarela.

Paralelamente equipes estarão trabalhando também nos bairros Santo Inácio e Arroio Grande. Pede-se a colaboração da comunidade para que receba bem os agentes, que estarão devidamente identificados. Conforme a atualização mais recente da Secretaria de Saúde, cinco pessoas já morreram por complicações causadas pela dengue no município.

LEIA MAIS: Santa Cruz tem a maior letalidade por dengue no Rio Grande do Sul

Transmissão e prevenção

A dengue é transmitida pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti. O principal meio de prevenção da doença é o controle da população do inseto. O Aedes se reproduz em água parada, mesmo em quantidades muito pequenas.

Sintomas

O primeiro sintoma da dengue costuma ser a febre alta, entre 39 e 40 graus, que surge de forma repentina e, geralmente, dura entre dois e sete dias. Os pacientes também costumam apresentar dores de cabeça e no corpo, fraqueza e feridas na pele. Podem ocorrer, ainda, náusea e vômito.

LEIA TAMBÉM: Com mais de mil casos de dengue, situação preocupa em Santa Cruz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.