É na moldura da riqueza e da simplicidade do interior que a jovem Alexsandra Pereira da Silva mantém o ritmo do sonho. Entre as serras de mesa, de meia esquadria e tico-tico de bancada, a lixadeira, a tupia, entre outras ferramentas, a jovem desenha, na madeira e no MDF, uma nova realidade. Não apenas para ela, mas para o marido Felipe de Castro, de 32 anos, e para o filho Daniel, de 1 ano e 6 meses.
Enquanto as prateleiras da própria marcenaria expõem as obras criadas a punho, os planos para o futuro também se multiplicam. E para quem já exerceu os ofícios de garçonete, servente de obra, coordenadora de restaurante e atuou em floricultura, posto de gasolina e fábrica de calçados, não há desafio que pareça ser impossível. “Aprendi muito com a vida. Hoje vejo que tudo teve algum propósito.”
LEIA MAIS: Caderno Elas: Giulia Tolotti rompe barreiras no setor da construção civil
Publicidade
Aos 26 anos, a moradora de Quarta Linha Nova Baixa, no interior de Santa Cruz do Sul, já tem muito a ensinar. E faz isso com gosto e alegria. Da paixão pela marcenaria, que nasceu há cerca de oito anos, por incentivo do marido, hoje ela distribui projetos para quem também deseja perpetuar os encantos do ofício. “O pessoal pede não só as peças, mas os projetos. Aí surgiu a ideia de começar a vendê-los. O primeiro disponibilizei por R$ 5,00 e vendi mais de 300. Hoje, já tenho oito disponíveis.”
Nas redes sociais, a timidez deu lugar ao sucesso. No Instagram já são mais de 11 mil seguidores no perfil dedicado à marca Brinquedos Carijó e quase 30 mil no Guria na Marcenaria, enquanto no TikTok o número ultrapassa os 90 mil admiradores. “No fim de janeiro, começamos a divulgar o trabalho nas redes sociais. E está dando certo!”
O logo da linha infantil, por sinal, representa quem a acompanha, dia após dia – as galinhas Tônia, Brigitte e a novata, sem nome ainda definido – e a sua inspiração de vida, o primogênito Daniel, o “testador” oficial dos brinquedos, apaixonado pelas aves. “A facilidade de poder estar com o meu filho também me motivou a atuar por conta própria. Ele é o meu maior motivo de tudo.” Entre um feito e outro, o labrador Alemão completa o time, preenchendo o ambiente com uma dose extra de energia.
Publicidade
É assim que a marceneira desenvolve seus projetos, comercializados para todo o Brasil.
LEIA TAMBÉM: Giulia Tolotti: liderança nata
Fazer com o que se tem
Natural de Porto Alegre, Alexsandra Pereira da Silva trabalha no ramo há aproximadamente oito anos. “Naquela época, o meu marido recebeu uma oportunidade para trabalhar na área. E quando ele estava aprendendo, aproveitei para aprender também.” Da empreitada, a dupla deu um salto: 90% dos móveis da própria casa foram desenvolvidos por eles, incluindo o assoalho e o quarto do filho, sem falar na estrutura da marcenaria.
Publicidade
Enquanto o companheiro seguia na profissão, ela viu nascer um hobby. Hoje, a Guria na Marcenaria, como já é conhecida, colhe os frutos da coragem e da dedicação. Afinal, após anos trabalhando como auxiliar, mesmo com extenso conhecimento, decidiu virar a chave e se tornar dona do próprio negócio. “Sempre tivemos a ideia de ter um empreendimento, mas focado na área da criança, da qual gostamos muito. Assim nasceu a ‘Brinquedos Carijó’.”
LEIA TAMBÉM: Júlia Guerra, a miss que une beleza e propósito
Desde novembro de 2024 deixou o antigo emprego para se dedicar, com exclusividade, à atividade. “Toda empresa demora para alavancar, mas se continuar desse jeito, em breve já vou estar com marcenaria nova”, brinca. Embora a atividade seja liderada por Alexsandra, o esposo Felipe a auxilia durante a semana. “Gosto da marcenaria porque consigo trabalhar com diversas áreas. Já estou começando a investir em objetos de decoração e tenho planos de criar uma linha pet, que tem bastante demanda.”
Publicidade
Do primeiro contato – mesmo desinteressado – na infância, com a arte da marcenaria, até hoje o caminho tem levado Alexsandra a ser inspiração. De faz-tudo em outras profissões para faz-tudo no próprio empreendimento, a marceneira tem encontrado motivos para continuar sonhando. E para quem acha que precisa ter tudo pronto para começar, ela deixa o recado: “O meu primeiro móvel foi feito somente com uma serra circular. Nem lixar direito eu lixava. Fazia com o que tinha e do jeito que dava. Com muito pouco já consegui fazer muita coisa.” O trabalho de Alexsandra pode ser conferido no Instagram (@umagurianamarcenaria | @brinquedoscarijo) e no TikTok (@gurianamarcenaria).
Publicidade