Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

INOVAÇÃO

Estudantes da Unisc propõem soluções para demandas de gestão do Hospital Santa Cruz

Estudantes das diversas áreas da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apresentarão nesta sexta-feira, 23, a partir das 8h30min, no auditório do curso de Medicina, situado junto à unidade acadêmica da casa de saúde, 26 projetos voltados à área da gestão do Hospital Santa Cruz (HSC). Os desafios foram propostos aos alunos em diversas áreas do Hospital, a partir de demandas reais identificadas pelos gestores envolvidos no processo de Acreditação Hospitalar da Instituição.

Ao todo, a iniciativa da Unisc envolveu cerca de 900 estudantes de quase todos os cursos de graduação da Universidade por meio do Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias (LEPC), estruturado para oferecer uma aproximação dos alunos com os ambientes de inovação, além de ser um potencial gerador de novas ideias e projetos para a incubadora da Universidade. Eles foram divididos em 21 turmas, sendo 17 no campus de Santa Cruz do Sul, duas em Venâncio Aires e duas no campus de Montenegro, totalizando 177 projetos desenvolvidos com o objetivo de propor soluções para os desafios apresentados pelas instituições participantes.

As turmas que trabalharam com desafios captados no Hospital Santa Cruz integraram o LEPC B, que teve o total de 87 projetos nos três campi. Os outros 90 projetos foram desenvolvidos no LEPC A e estavam relacionados a 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para coordenar os trabalhos, foi chamada uma nova turma de professores para atuar no LEPC, totalizando 19 docentes de diversas áreas do conhecimento.

LEIA MAIS: Programa na Unisc discute saúde no sistema prisional

“O objetivo do laboratório de empreendedorismo e práticas comunitárias é fazer com que o estudante tenha contato com o ambiente empreendedor no primeiro e no terceiro semestre, aliando os conceitos estruturantes do empreendedorismo clássico e social com a prática”, explica o professor Erion da Silva Lara. “As competências são desenvolvidas por meio de desafios previamente selecionados, a partir das demandas reais da própria universidade e da comunidade, utilizando a Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos”, complementa.

Os alunos do LEPC B do campus de Venâncio Aires desenvolveram projetos no Hospital São Sebastião Mártir, a partir dos desafios propostos pela gestão, e na Unidade Básica de Saúde Gressler, além de um desafio captado na sociedade. Já os alunos do LEPC B do campus de Montenegro desenvolveram projetos por meio dos desafios propostos pela Secretaria Municipal de Saúde.

A apresentação dos projetos desenvolvidos no HSC pelos estudantes da Unisc ocorreu também virtualmente entre o final de junho e início de julho, de forma online, com a participação dos gestores envolvidos nos desafios. Nesta sexta-feira, as propostas para as áreas de comunicação interna, divulgação de serviços, descarte de materiais, gestão financeira, tecnologia, entre outras, serão apresentadas para a direção do Hospital, coordenadores e gestores e também para a reitoria da Unisc, coordenadores de cursos e professores.

LEIA TAMBÉM: Unisc cria grupo voltado ao empreendedorismo social

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.