Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SOBRADINHO

Amor às tradições em mais uma Semana Farroupilha

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

As tradições gaúchas ganham ainda mais evidência no mês de setembro. Em Sobradinho, a solenidade de abertura da Semana Farroupilha 2021 ocorreu ao entardecer dessa quarta-feira, 15, no CTG Galpão da Estância. A Chama Crioula que permanecia guardada na Loja Maçônica Aôr e Harmonia, no bairro Vera Cruz, foi levada em cavalgada até a sede da entidade, onde ocorreram os atos oficiais de acendimento da Chama, hasteamento das bandeiras e pronunciamentos.

Segundo o patrão do CTG Galpão da Estância, Cláudio Coleraus, a abertura oficial da Semana Farroupilha neste ano ocorreu em um momento ainda com algumas restrições. “Esta será uma semana mais reduzida devido ao momento em que vivemos, mas já estamos conseguindo realizar algo, com esforço, dedicação e dentro das possibilidades de cada um. Acredito que o CTG Galpão da Estância voltará muito fortificado desta pandemia, pois é uma entidade que representa muito para o município de Sobradinho”.  Coleraus também comentou sobre a Chama Crioula, que chegou ao município na semana passada. “Esta chama representa muito nossa identidade, força e a garra do tradicionalismo gaúcho. É algo que significa muito para tradicionalistas, entidades, CTGs e Piquetes de todo Estado, sendo ela o nosso ponto de partida para a Semana Farroupilha”.

Após a solenidade, foi servido jantar com churrasco e acompanhamentos na sede da entidade para um público limitado. Nesta segunda-feira, 20, ocorrerá o tradicional costelão na brasa ao meio-dia e missa crioula às 18 horas. Após, com a extinção da Chama, serão encerrados os Festejos Farroupilhas deste ano.

LEIA TAMBÉM: 14ª Região Tradicionalista realiza Geração da Chama Crioula

Segundo o prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, que também esteve presente no evento, este é um momento muito importante para o CTG e para todos os gaúchos. “É uma ocasião que busca resgatar em cada um de nós este espírito gaúcho, de um povo que luta por seus ideais e nada melhor que reverenciar isto na Semana Farroupilha”. Destaca também sobre a volta gradativa dos eventos no município. “Estamos vivendo um momento diferente, mas agora com o avanço da vacinação, se consegue permitir que haja a realização de eventos como este, dentro de uma limitação de público e respeitando todos os protocolos relativos à pandemia de Covid-19. Então acreditamos que, gradativamente, tudo deverá voltar à normalidade. Enquanto isso, é importante observar todos os protocolos, para que não se coloque em risco outras pessoas”, conclui o prefeito.

Para o 1º Peão do CTG e 2º Peão Farroupilha da 14ª Região Tradicionalista, Ivan Rohrs, que também é instrutor de danças, a Semana Farroupilha é “o ápice do trabalho que o gaúcho realiza o ano inteiro para poder apresentar e cultuar a tradição neste momento. Este ano está sendo um pouco atípico, estamos tendo que achar jeitos diferentes de comemorar, mas sem deixar de lado a cultura gaúcha e sempre cada vez mais viva no coração de cada um. O tradicionalismo é minha vida, não consigo me ver fora da cultura gaúcha”.

LEIA TAMBÉM: Chama Crioula chega a Sobradinho

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.