Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

MEIO AMBIENTE

Aposentado dá exemplo com o cultivo de árvores frutíferas em Sobradinho

Zildo Furlan cultiva diversas espécies de frutíferas | Foto: Victor Paranhos

Visando a conservação do meio ambiente e a conscientização da população, o morador e comerciante aposentado do Bairro Maieron em Sobradinho, Zildo Furlan, 77 anos, teve a iniciativa de plantar sementes de frutas no canteiro central da rua e na margem do Arroio Carijinho, próximo à ponte do bairro. De acordo com Furlan, várias das árvores frutíferas existentes ali foram plantadas por ele. “Sempre plantei as sementes. Eu ia até a fruteira ou mercado e pegava as frutas já passadas (principalmente abacates) que seriam jogadas fora e trazia para casa para plantar”, contou. O aposentado destaca também, que busca através desta ação, conscientizar a população a plantar e cultivar a própria árvore, consumindo assim, frutas frescas e sem nenhum tipo de agrotóxico ou similares.

Entre as árvores frutíferas do local, existem abacateiros, laranjeiras, bergamoteiras, limoeiros, jabuticabeiras e mangueiras. “Tem muitas mudas novas de limão, laranja e bergamota. Gosto muito de frutas, esse também é um dos motivos para continuar com a plantação”, destacou de forma descontraída o aposentado. Zildo também ressaltou que plantar árvores é uma eficiente forma de reverter os impactos ambientais, se torna algo gratificante, eficaz e ainda econômico.

LEIA TAMBÉM: Separação do lixo: um passo importante para a preservação do meio ambiente

Segundo o extensionista rural e chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Sobradinho, Rotiére Guarienti, a fruticultura, em um contexto geral, vem sendo muito difundida atualmente, tanto para o consumo, como também pela possibilidade de incrementar renda às famílias. “Vale ainda salientar que o consumo regular é muito benéfico para a saúde”, acrescentou.

O comerciante aposentado revela que cuida das árvores desde a fase ainda semente, até quando estão produzindo. “Eu planto a semente, limpo as ervas daninhas, molho quando necessário e protejo até que se tornem grandes árvores”. Segundo Furlan, apenas ele cuida das plantas e, às vezes, contrata um peão para limpar o canteiro ou roçar a margem do rio. “Infelizmente minha idade não mais me permite que eu faça muito esforço, então eu pago alguém para que limpe e roce para mim”, disse o aposentado, que completará 78 anos no próximo mês.

O aposentado com recordação do plantio de algumas frutíferas | Foto: Victor Paranhos

Zildo reforçou que todas as frutas ali cultivadas são para o consumo da vizinhança e que se sente feliz em poder ajudar nesse quesito. “Gosto de fazer isso, mesmo sendo apenas eu que cuido, toda a vizinhança e amigos podem vir colher as frutas para o consumo”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM: Frio é bom para árvores frutíferas, mas requer cuidados

Plantar uma semente realmente é um nobre ato, porém, alguns cuidados devem ser observados. Segundo o extensionista Rotiére, “é importante que as sementes ou ramos a serem plantados sejam o mais puros possíveis, ou seja, que não tragam junto consigo nenhum patógeno (doença), que possa implicar em perdas. Neste caso, sempre que possível, ao plantar algo, certifique-se que as mudas ou sementes estão sendo fornecidas por viveiros idôneos, que possuam uma boa sanidade e também referência, uma vez que o sucesso da sua atividade depende de cada escolha”.

Ainda conforme Rotiére, para uma semente ser plantada, alguns passos devem ser seguidos, “deve-se enterrar a semente a uma profundidade de no máximo dois centímetros, manter a terra úmida e o principal de tudo, semear na época correta”. O extensionista coloca o Escritório Municipal da Emater de Sobradinho à disposição da população que necessite de mais informações.

Canteiro central em frente a residência de Furlan | Foto: Victor Paranhos

LEIA TAMBÉM: Fontes renováveis e uso racional da energia contribuem para reduzir impactos ambientais

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.