Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SOBRADINHO

Caminhada na Natureza chega à 12ª edição

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

12ª Caminhada na Natureza

12ª Caminhada na Natureza, realizada em versão noturna

Com concentração em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, no início da noite desse sábado, 4, mais de 70 caminhantes deram início à 12ª edição da Caminhada na Natureza em Sobradinho. A iniciativa, desta vez, foi realizada em versão noturna, para que fosse possível sentir o clima mais ameno e admirar a natureza à noite, com seus sons e diferenciais, oportunizando momento de pausa, reflexão e integração entre os participantes.

Após percorrer o sentido Centro-Bairro Pinhal, os caminhantes seguiram na direção de Linha Brasileira e ingressaram na mata, onde iluminados por lanternas fizeram o percurso mais íngreme do trajeto. Logo após ingressam em Linha Tupi, direcionando-se sentido cidade. O trajeto foi de pouco mais de 11 quilômetros, com uma duração de aproximadamente duas horas.

A parada para degustação de café colonial ocorreu na sede da AABB, na entrada de Linha Tupi, recebidos pela anfitriã Preta Linhar e auxiliares. Ela se disse muito feliz e agradeceu a todos, convidando para que retornem em uma próxima oportunidade.

Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Adriano Dreher, o projeto Caminhadas na Natureza iniciou em 2017. “É uma forma de incentivo ao turismo rural, fortalecimento da agricultura familiar. A última edição havia ocorrido em 16 de outubro, com 140 caminhantes. Entre eles, pessoas da capital, de Santa Cruz do Sul, da Quarta Colônia. Estas pessoas vem a Sobradinho, se hospedam aqui, se alimentam, contribuem para a economia também e levam o nome da cidade para outros lugares. A caminhada é um incentivo a conhecer as nossas belezas do interior”, reforça.

LEIA TAMBÉM: 11ª Caminhada na Natureza reúne 140 participantes

Segundo Luciano Turcato, um dos organizadores, percebe-se uma grande hospitalidade das pessoas em receber os visitantes e buscando fazê-los retornar ao município e contribuir na divulgação da iniciativa. Durante o trajeto houve também muita descontração e um caminho iluminado como surpresa.

Mais de 70 pessoas participaram desta edição

O gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da regional de Soledade, Carlos Côrrea da Rosa, participou e integrou a equipe organização. “Estou muito feliz e satisfeito, pois em 2008 eu trouxe essa proposta para o Rio Grande do Sul. Conheci a metodologia de caminhadas na natureza na Emater do Paraná. Trouxemos a ideia para Sobradinho e a equipe adotou a iniciativa. E a proposta é essa, tirar as pessoas da comodidade da casa para conhecer o meio rural em seu próprio município e degustar um café da colônia. Além de conhecer pessoas novas. Estamos muito satisfeitos, encerrando 2021 com chave de ouro com a realização de duas caminhadas, pois estávamos parados em razão da pandemia. E, que em 2022, no mínimo três edições consigamos realizar para a comunidade de Sobradinho e Centro-Serra”, enfatiza.

Para o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Rotiere Guarienti, que esteve no apoio, a caminhada noturna alia o exercício físico, o contato com a natureza e possibilita momento de reflexão, de pensar na vida. “A caminhada foi um sucesso novamente. É uma satisfação para quem organiza. E conseguimos ver no rosto das pessoas que estão contentes. O clima à noite também ajuda, sendo mais fresquinho”.

LEIA TAMBÉM: Caminhada na Natureza vira exemplo no Estado

Entre os caminhantes esteve o ibaramense, morador de Santa Maria, Alberto Olivier. “A gente vai longe quando a coisa é boa. Sobradinho está de parabéns. Um ótimo passeio. Nunca havia participado de uma caminhada assim. Gosto de exercício, de caminhar. E de forma bem descontraída. Alguns trechos mais difíceis, mas bons. Uma atividade muito saudável em todos os aspectos”, destaca.

O sobradinhense Sérgio Bernardy, aos 82 anos, não perdeu a oportunidade de participar em mais uma edição. “Estou aproveitando o tempo. Já participei outras vezes. Essa já é minha segunda caminhada noturna. Caminho bastante no dia a dia, também próximo a natureza, mas é sempre diferente. Nesta noite, lá no alto, até me perdi, não sabia referenciar onde estávamos. Depois me encontrei”, revela, com alegria. “É uma turma grande, vi bastante gurizada desta vez. Enquanto tiver força vou continuar”, acrescenta.

Sérgio Bernardy, aos 82 anos, é participante assíduo das caminhadas

A realização do evento é da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Emater, Grupo de Caminhantes Caminhos do Campo e Casa da Cultura. A próxima edição das Caminhadas na Natureza deve ocorrer em fevereiro.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.