Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

saúde

Cisvale inicia mutirão de cirurgias ambulatoriais em Santa Cruz

Foto: Tiago Rech

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) deu início, nesta quinta-feira, 25, a um mutirão de cirurgias ambulatoriais. Durante o dia, serão realizados 50 procedimentos. A mobilização ainda deverá se repetir nos dias 2 e 9 de dezembro, com mais 100 procedimentos – 50 em cada dia. A prefeita de Santa Cruz do Sul e presidente do Cisvale, Helena Hermany, esteve na sede do Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM) para acompanhar o andamento do serviço, que contou com recursos da Secretaria Municipal de Saúde.

Algumas pessoas aguardavam há cerca de três anos pela cirurgia. “Que bom podermos resolver o problema desses pacientes que esperaram por tanto tempo”, afirmou. Conforme a prefeita, a demora se dá porque, em alguns casos, a solução não depende exclusivamente dos municípios, como é o caso de atendimentos de alta complexidade, responsabilidade do Estado. “Fico feliz que Santa Cruz do Sul dispõe de recursos para ajudar nesta situação”, declarou.

LEIA MAIS: Cisvale protocola projeto para centro regional de referência em Autismo

Dentre os procedimentos ambulatoriais realizados, estão previstas a extração de verrugas, lipomas, cistos cebáceos e unhas encravadas. O trabalho está sendo coordenado pelos médicos Flávia Moojen Brollo (cirurgiã geral) e Mário Antônio Ferrari (cirurgião geral e coloproctologista). A diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, informou que, também a pedido da prefeitura de Santa Cruz, o Consórcio vem fazendo, desde outubro, mutirões de consultas médicas para atender os usuários nas especialidades de gastroenterologia, cardiologia, hematologia, dermatologia e urologia. Além disso, exames de eletroencefalograma também estão previstos.

O Cisvale ainda está conduzindo na rede credenciada uma mobilização para a realização de exames de imagem, como ressonância, ecocardiograma, tomografias, e ecografias, voltados a pacientes dos municípios de Rio Pardo e Santa Cruz do Sul. Conforme Léa Vargas, a previsão é de que, em até 120 dias, as ações previstas estejam concluídas. “Já são mais de 1,5 mil consultas em regime de mutirão e mais de 2 mil exames de imagem”, destaca Léa.

LEIA MAIS: Cisvale firma termo aditivo para realização de mutirões de exames

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.