Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SANTA CRUZ

Com calorão, procura por protetor solar e água mineral cresce acima da média

Foto: Alencar da Rosa

Procura cada vez maior: incremento nas vendas de filtros solares se explica em parte pelo calor intenso neste mês, com predominância de dias ensolarados com poucas nuvens

Produtos que têm suas vendas alavancadas no verão, os protetores solares estão com procura acima da média até mesmo para esta época do ano nas farmácias de Santa Cruz do Sul. O incremento nas vendas se explica em parte pelo forte calor que tem feito neste mês, com predominância de dias ensolarados e com poucas nuvens. Além disso, cresceu também a demanda por água mineral em bombonas de 20 litros e gelo nas distribuidoras do município.

Bruna: fator de proteção mais elevado

Conforme a empresária Bruna Scalcon, da Drogaria Santa Cruz da Rua Tenente Coronel Brito, os filtros solares não só estão mais procurados como a população está optando por marcas e modelos que oferecem fator de proteção solar (FPS) mais elevado. “As pessoas que vêm até aqui pedem sempre os com fator 50 ou 60, tanto para adultos como os infantis”, revela. Em relação aos valores, a diferença é pequena na comparação com o ano passado.

LEIA MAIS: Santa Cruz teve sensação térmica de 51,6 graus neste domingo

Telma: hidratantes e loções estão em alta

A mesma situação é relatada por Telma Manzke, da Farmácias Associadas. “Com certeza houve um aumento. Percebemos que agora tudo abriu e as pessoas estão indo para a praia, então a demanda é bem maior que no ano passado”, afirma. Além dos filtros solares, os clientes que vão até o estabelecimento costumam levar ainda cremes hidratantes e loções para uso após a exposição ao sol. Na mesma esteira, cresceram também as vendas de repelentes de insetos.

Outros produtos que registram maior demanda são a água mineral e o gelo. Conforme o empresário Giovani Teixeira, da Sul Águas, o aumento é comum nesta época, contudo, neste ano ele está ainda maior. “Pode ser em função dessa estiagem, pois estamos registrando um aumento na casa dos 40% acima do que seria o normal para o verão”, ressalta. Para evitar o desabastecimento, Teixeira trabalha com seis fornecedores diferentes.

Giovani conta com vários fornecedores

“Acontece de faltar em algum deles ou não vir a tempo, então recorremos aos outros. Pode ser que não tenha uma marca específica, mas sem água o cliente não fica”, garante o comerciante. Em relação aos valores, algumas marcas tiveram elevação na ordem dos 15% enquanto outras mantiveram os preços praticados. “Por isso é que trabalhamos com vários fornecedores, para que seja possível controlar os aumentos”, completa Teixeira. A procura por gelo, segundo ele, cresceu em proporção semelhante.

LEIA MAIS: Médicos alertam para necessidade de consumir mais líquidos durante o verão

Dicas

Uma das principais causas do câncer de pele é a exposição prolongada ao sol, especialmente sem a aplicação de filtro solar. Diante disso, a recomendação dos médicos é aplicar o protetor em todas as partes do corpo que estão expostas e evitar o sol entre as 10 e as 16 horas. Ao retornar, é importante aplicar um hidratante pós-sol. O produto auxilia na recuperação da pele e evita o envelhecimento precoce, além de ajudar a prolongar o bronzeado.

Já em relação à água, no verão há um aumento considerável nos casos de desidratação, pedras nos rins e infecção urinária. Para evitar esses problemas, a dica é consumir água em abundância e evitar as refeições pesadas. Também é preciso ficar atento aos sinais do corpo. Em situações de sudorese excessiva, é necessário ingerir mais líquidos para repor o que está sendo perdido com o suor. A sede e a urina de cor amarelo-escuro também são indicativos de que o corpo precisa de hidratação.

Aquisição de bombonas de água mineral também ganha impulso: aumento de 40%

LEIA MAIS: Calor do verão aumenta o risco de infecção urinária

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.