Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Indústria

JTI vai retomar as operações na próxima segunda-feira

Foto: Banco de Imagens

A Japan Tobacco International (JTI) anunciou nesta quarta-feira, 1º, a retomada de suas operações de tabaco no Brasil a partir da próxima segunda-feira, 6. As operações haviam sido suspensas em 21 de março por causa da pandemia do novo coronavírus. Em nota, a empresa afirmou que deve retomar suas operações de compra, recebimento, processamento e embarque de tabaco em Santa Cruz do Sul; Pinhalzinho, Canoinhas, Pouso Redondo de Santa Catarina e São Mateus do Sul do Paraná.

A decisão de retornar às atividades foi tomada pela empresa após análise do plano de prevenção e continuidade de negócios e do cenário nas cidades onde a JTI mantém operação de tabaco. Além disso, a decisão está em acordo com decretos municipais e estaduais mais recentes, que autorizam operações industriais.

A retomada das operações de compra beneficiará diretamente os cerca de 11 mil produtores integrados à empresa nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, cuja renda se encontrava comprometida em razão da impossibilidade de comercialização do tabaco.

Publicidade

Colaboradores sazonais que haviam sido liberados estão sendo comunicados por mensagens e anúncios em emissoras de rádio sobre a retomada das atividades. Aqueles que pertencem a grupos de risco ainda não voltarão às unidades, e profissionais que estavam em home office seguem nessa modalidade para que a empresa opere com o mínimo possível de pessoas nas dependências.

LEIA MAIS: Bolsonaro vai sancionar auxílio a informais, intermitentes e MEIs nesta quarta

Medidas de prevenção

Publicidade

A empresa deve adotar medidas de prevenção à Covid-19 ainda mais rigorosas. Uma delas é a medição de temperatura assim que os funcionários chegarem às portarias. Caso seja verificada febre – um dos sintomas causados pelo novo coronavírus -, a pessoa será imediatamente encaminhada para atendimento médico, isolando-se das demais.

Além disso, a nota emitida pela empresa, ressalta que operação deve funcionar com o mínimo de pessoas possíveis em suas instalações e com sistema reduzido de escalas.

LEIA MAIS: Entenda o decreto que determina fechamento do comércio em todo o RS

Publicidade

Entre outras práticas de prevenção estão:
• Realização de pesquisa de saúde, conduzida por empresa de call center, com 100% dos colaboradores (incluindo safristas e terceiros), com o intuito de avaliar a condição de saúde individual de cada um previamente ao retorno. Assim, o colaborador que relatar qualquer sintoma de gripe ou resfriado será afastado e orientado a cumprir quarentena domiciliar de duas semanas;
• Colaboradores de grupos de risco não retornarão ao trabalho;
• Os veículos que transportam os colaboradores da JTI serão especialmente designados para o trajeto (na condição de transporte fretado), sendo usados em sua integralidade e, exclusivamente, para o transporte dos colaboradores e não para outros clientes, sendo cuidadosamente limpos e higienizados após cada transporte.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.