A Operação Nocaute, deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira, 24, resultou na prisão de três pessoas em flagrante e no cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão preventiva em oito municípios do Rio Grande do Sul. Entre os locais alvos da ação estava Vale Verde, onde um homem foragido da Justiça foi localizado e preso em uma residência.
No imóvel, os policiais também encontraram um revólver calibre .38 e outras munições, incluindo 9 milímetros, calibre 12 e 556, utilizado em armamentos de fuzil. O material foi apreendido e deverá passar por perícia.
A operação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Lajeado e teve como objetivo desarticular uma célula de organização criminosa com atuação no Vale do Taquari e em Porto Alegre, investigada por crimes de homicídio e tráfico de drogas.
Publicidade
Investigação começou após duplo homicídio
As investigações tiveram início após o duplo homicídio registrado em 17 de agosto, no Centro de Lajeado, quando dois homens foram mortos durante o dia. A partir da apuração, a Polícia Civil identificou suspeitos de envolvimento direto nos homicídios, além de pessoas que teriam participado da logística e da articulação dos crimes.
Os mandados foram cumpridos em Lajeado, Encantado, Porto Alegre, Vale Verde, Venâncio Aires, Roca Sales, Vespasiano Corrêa e Muçum. Além das prisões preventivas determinadas pela Justiça, as buscas tinham como objetivo reunir novas provas relacionadas aos crimes investigados, identificar outros possíveis integrantes do grupo e verificar eventuais ramificações da organização criminosa.
Mais de 100 policiais participaram
A ação mobilizou mais de 100 policiais civis e 30 viaturas, com participação de equipes de diferentes regiões do Estado. Também atuaram na operação o grupo tático do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), que prestou apoio aéreo com helicóptero, e agentes da Draco de Santa Cruz do Sul, da Delegacia de Polícia de Passo do Sobrado e da 2ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz.
Publicidade
A Polícia Penal participou com equipes táticas e cães farejadores. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) também prestou apoio às diligências para a realização dos exames periciais necessários.

Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso novo canal do WhatsApp clicando aqui. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!