Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Semana Lixo Zero faz 72 ações de sustentabilidade

Débora da Silva: cidade mais sustentável

Termina neste domingo a 2ª edição da Semana Lixo Zero, que contou com 72 ações de educação ambiental, reciclagem e reúso. O evento deste ano teve lives e postagens orientando sobre a gestão de resíduos sólidos e um guia ilustrado sobre separação e destinação final de resíduos, com recomendações práticas para os cidadãos de Santa Cruz do Sul.

Conforme a engenheira ambiental e embaixadora Lixo Zero em Santa Cruz, Débora Leonhard da Silva, a edição deste ano foi realizada online para respeitar o distanciamento social, mas surpreendeu pelo grande número de participações. “As ações estão sendo extremamente gratificantes. É surpreendente a adesão das pessoas e, principalmente, das empresas”, diz. O evento teve ainda o envolvimento de 11 voluntários.

A semana abordou uma série de temas, como a gestão de resíduos em casa e nas empresas, o que gerou discussões entre as entidades e o público. “Esse é o nosso objetivo, fazer com que mais pessoas conheçam o movimento, falem e se preocupem com a gestão correta dos resíduos sólidos que geramos tanto na vida pessoal quanto dentro das empresas, escolas e instituições. Esse novo normal, por meio do digital, é desafiador para nós, ao mesmo tempo que nos possibilita um maior alcance de pessoas”, explica Débora.

Publicidade

Um ecoponto de tampas plásticas, em parceria com o Programa Tampinha Legal, aconteceu na quarta e na quinta-feira no estacionamento do Supermercado Miller da Avenida Independência. As doações foram recolhidas pelos voluntários e divididas entre as entidades cadastradas para receber o recurso. Todos os ecopontos estão disponíveis no aplicativo EcoMind.

Houve coleta de recicláveis como papel, papelão, plástico, vidros, metais, óleo de cozinha saturado, resíduos eletrônicos e esponjas em parceria com a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat). “É muito importante para nós da área ambiental dar voz às cooperativas de catadores, porque é por intermédio deles que efetivamente a reciclagem acontece.”

Entenda
O evento tem por objetivo difundir o conceito lixo zero, que consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis, orgânicos e industriais e a redução da colocação desses materiais nos aterros sanitários ou para incineração. Acompanhe as ações da Semana Lixo Zero no instagram @lixozeroscs ou no site https://linktr.ee/ LixoZeroSCS.

Publicidade

LEIA MAIS: Semana Lixo Zero de Santa Cruz discute a destinação de resíduos

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.