Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Meio ambiente

Sete iniciativas que fazem a diferença em Santa Cruz

Representantes das empresas homenageadas falaram sobre a importância das suas ações em prol do meio ambiente em evento virtual

Um evento online na manhã de sexta-feira reconheceu sete iniciativas locais a favor do meio ambiente. Através de uma cerimônia pela plataforma Google Meet, voluntários do Instituto Lixo Zero Brasil homenagearam sete empresas de Santa Cruz do Sul. O Atitude Cidadã tem como objetivo reconhecer entidades que implementam o conceito Lixo Zero no município.

O conceito de Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e no correto encaminhamento dos resíduos recicláveis, orgânicos e industriais, e a redução ou fim do encaminhamento desses materiais para aterros sanitários ou incineração.

De acordo com a engenheira ambiental e embaixadora Lixo Zero em Santa Cruz do Sul, Débora Leonhardt da Silva, a sustentabilidade não é um destino e sim um caminho que é preciso percorrer. “Se percorrermos em conjunto, compartilhando ações, conhecimento, experiências, auxiliamos e incentivamos mais pessoas e empresas a aderir e iniciar esse percurso junto conosco”, enfatiza.

Publicidade

No encontro, iniciado às 11 horas, com duração de cerca de uma hora, representantes das empresas homenageadas falaram sobre a importância das iniciativas em prol do meio ambiente. “Acredito que o conjunto de todas as ações é o poder da transformação de vidas, nos mais diversos setores, seja na fabricação de produtos, momento no qual exigem cuidados com a questão ambiental, nas informações constantes nos produtos comercializados sobre a logística reversa de suas embalagens, na prestação de serviços através de produtos mais ecológicos, ou na gestão e destinação final correta dos resíduos”, afirma Débora.

Confira os homenageados pelo Atitude Cidadã 2021 em Santa Cruz do Sul:
Aflora Salão Beleza Consciente: O espaço propõe a beleza com um novo olhar para as pessoas e para o mundo, cuidando da saúde e do meio ambiente. Além de ações como o reaproveitamento de água e o uso de produtos naturais, as proprietárias seguem o conceito ecofriendly e compartilham as informações sobre sustentabilidade nas redes sociais.

Bioeducar-se: Um projeto da Escola Educar-se, o BioEducar-se surgiu praticamente junto com o educandário e da vontade da comunidade escolar de contribuir com o mundo e a manutenção da vida. Acreditando que constituir hábitos conscientes é também tarefa da escola, o projeto incentiva a participação dos alunos em ações voltadas à preservação e à conservação do meio ambiente.

Publicidade

Casinha Verde Eco Soluções: A empresa tem como propósito gerar reconexão com os ciclos da natureza por meio da compostagem e da educação ambiental. Através da produção de composteiras domésticas, acreditando na esperança em um mundo mais coletivo, estimula a redução e destinação correta de resíduos.

Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat): A cooperativa, que opera a coleta seletiva solidária no município, através do Centro de Coleta e da Usina de Triagem, contribui para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável a partir da organização socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis e suas famílias.

Iluminura Livraria e Cafeteria:
Com o propósito de entregar uma experiência afetiva, conectar e evoluir, por meio da leitura, dos encontros e de uma alimentação mais saudável, com operação enxuta e a prática do conceito Lixo Zero, a empresa acredita que pequenas mudanças podem transformar o mundo. Além de manter as ações sustentáveis, compartilha as iniciativas com o público através das redes sociais.

Mercur S.A.: A empresa santa-cruzense tem como pauta a construção de relacionamentos que valorizam a vida, e pretende cocriar produtos e serviços a partir de soluções que considerem aspectos humanos, sociais e ambientais.

Publicidade

Sulpel Soluções Ambientais: Atua com o propósito de auxiliar outras empresas na gestão, na coleta e no transporte de resíduos industriais, além de reciclar materiais plásticos, retornando-os a seus clientes através da Economia Circular, preservando o meio ambiente.

LEIA MAIS: Semana Lixo Zero de Santa Cruz discute a destinação de resíduos

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.