Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VALE DO RIO PARDO

Reunião nesta semana discute valorização do turismo regional

Foto: Rafaelly Machado

Comitê Regional Pró-Instituto Federal em SANTA CRUZ

Com o objetivo de fortalecer e valorizar o turismo religioso, promover o desenvolvimento regional e a interiorização do setor, a Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) se mobiliza em torno de um projeto de rota turística com municípios da região. Na próxima sexta-feira, 21, em horário e local ainda a ser definido, será realizada uma reunião, a primeira em formato presencial, da diretoria da associação deste ano, para tratar sobre o tema.

Na sequência, um encontro entre as três principais instâncias de governança regional do turismo – Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Instância de Governança Regional Serra Gaúcha (Atuaserra) e Aturvarp deverá ser marcado para articular ações conjuntas e integradas de incrementar o turismo na região.

LEIA MAIS: Café Empresarial da ACI debate rumos do turismo regional

Publicidade

De acordo com o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, a região tem muitas potencialidades no aspecto turístico, que contempla todos os requisitos para implantação de uma rota, compondo um grande acervo no âmbito religioso, cultural, arquitetônico, gastronômico e belezas naturais.

“Iremos primeiro traçar as estratégias e depois marcar um encontro com as outras duas governanças, que já estão se mobilizando. Estamos iniciando, mas é algo que precisamos fazer logo, ainda mais agora com o Cristo Protetor em Encantado e a estátua de Nossa Senhora de Lourdes que o município de Anta Gorda pretende construir. Temos que aproveitar para incrementar o turismo religioso, inclusive o arquitetônico das belas igrejas que temos, como a Catedral São João Batista aqui de Santa Cruz, que é o maior templo católico em estilo neogótico tardio da América Latina, e os templos religiosos de Rio Pardo, Venâncio, Sinimbu e outros que costumam ter um grande fluxo de visitantes”, destaca.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: a hora de retomar o projeto de tour pelas torres da Catedral

Publicidade

Cicloturismo

Entre os vários os assuntos que também serão discutidos no encontro de sexta-feira da diretoria da Aturvarp, vai estar o cicloturismo. “Temos uma rota que vai de Santa Maria até Canela e passa pela nossa região. Temos que alinhavar esta questão. Estávamos tendo dificuldades, com a pandemia, para realizar as reuniões, pois são assuntos que precisam ser discutidos e abordados no presencial e agora aos poucos vamos retomar” acrescentou Marquardt.

LEIA MAIS:
Fé e arquitetura: pesquisa reconstitui construção de duas referências em Sinimbu
Fé e arquitetura: construção da Igreja Nossa Senhora da Glória foi desafiadora
Fé e arquitetura: uma nova igreja em meio à Guerra Mundial

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.