Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eu, Gourmet

Aprenda a fazer um delicioso salmão com salada de pepino cremosa

De tanto conteúdo e receitas sobre salmão que já publiquei, podemos dispensar a apresentação desse peixe de carne alaranjada, mas sobre o outro ingrediente dessa receita, temos o que falar! O pepino (Cucumis sativus L.), pertence à família das cucurbitáceas, a mesma das abóboras, morangas, melancia, melão, chuchu e melão. Seu berço de nascimento é a Índia, depois partiu rumo à China, Filipinas e restante da Ásia.

O consumo do pepino é feito basicamente na forma de salada e em conservas. É rico em betacaroteno, folacina, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e selênio. E usamos ele como principal ingrediente numa salada picante e refrescante sobre nacos de filé de salmão grelhado.

LEIA MAIS: Eu, gourmet: as codornas recheadas e flambadas

Publicidade


COM O QUE E COMO FAZER*

Ingredientes (para 4 pessoas):
4 fatias de filé de salmão (cerca 200g cada um)
2 pepinos verdes
1 cebola roxa picadinha
100 ml de creme de leite
100g de maionese
1 colher de sopa de vinagre
1 dente de alho picadinho 1 colher de sopa azeite de oliva
Endro (ou dill) fresco
Sal e pimenta preta a gosto

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: o espaguete com frutos do mar do Dia dos Pais!

Publicidade


Preparo: comece fazendo a salada de pepino e endro. Corte o pepino ao meio no sentido do comprimento e, em seguida, retire as sementes e o miolo mole com uma colher de chá. Corte o pepino em rodelas finas e coloque em uma peneira com a cebola roxa. Misture o sal e deixe escorrer na pia por pelo menos 30 minutos. Não pule essa etapa ou a salada ficará muito aguada.

Enquanto isso, faça o molho combinando o creme de leite, maionese, vinagre, alho, endro, açúcar e pimenta-preta. Bata tudo para misturar. Junte com os pepinos escorridos e as cebolas roxas, e leve à geladeira até a hora de comer.

Para o salmão, pré-aqueça a frigideira ou grelha em fogo alto. Esfregue os filés de salmão com azeite e tempere com sal e pimenta. Grelhe o peixe por cerca de cinco minutos, primeiro pelo lado da carne, e mais uns três a cinco minutos pelo lado da pele. Deixe os filés de salmão esfriarem um pouco e sirva com a salada fria de pepino distribuída por cima. Uma baguete quente é o acompanhamento perfeito.

Publicidade

*Confira esta receita, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com

LEIA MAIS: Aprenda a preparar a maminha empanada em farinha de funghi secci


FALA, BACO

Publicidade

A uva Bonarda é a segunda variedade mais cultivada na Argentina, atrás apenas da Malbec, ocupando quase 19 mil hectares plantados (praticamente 17% dos vinhedos de uvas tintas daquele país) e à frente das mais tradicionais, como a Cabernet Sauvignon, a Shiraz e a Merlot. Dizem que a Bonarda plantada na Argentina é a mesma do Norte da Itália, prima das uvas da Lombardia e da Emilia-Romagna.

Outros acham que ela é aparentada da Corbeau ou Douce Noire de Savoia, na França. Mas o fato é que a Bonarda chegou à Argentina com os primeiros imigrantes europeus, no final do século 19. Essa casta tem um ciclo longo de amadurecimento. Ela necessita de bastante calor para amadurecer; quando isso não acontece, seus vinhos têm pouca cor e corpo, e trazem à boca um toque de ervas.

Dá vida a vinhos frescos, de taninos suaves, acidez pronunciada e bastante frutados, e tem no público jovem seu principal consumidor. Um desses representantes é o Los Haroldos Bonarda Roble 2013, elaborado pela vinícola homônima em Mendoza. De visual rubi intenso e tradicionais tons violáceos da casta, apresenta aromas recheados de frutas vermelhas e negras bem maduras (ameixa, framboesa, amora, cassis e cereja), tabaco, couro e toque picante. Em boca um vinho de corpo médio, fresco, vigoroso e equilibrado, com ampla persistência. Esse vinho amadurece seis meses em barrica de carvalho francesa.

Publicidade

LEIA MAIS: Eu, Gourmet: o tartare de cogumelos e beterrabas

Harmoniza com charcutaria (salames, linguiças e copas), pizzas com coberturas leves, carnes de sabor mais picante, massas e risotos com cogumelos frescos. Possui 13,5% de graduação alcoólica, e o ideal é ser degustado na temperatura de 15 a 17 graus.

Você encontra vinhos elaborados com a uva Bonarda na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Avenida João Pessoa, 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711 3665, telentrega pelo (51) 98416 6407 e site www.weinhaus.com.br.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

O importante é ser feliz, o resto a gente resolve com uma boa garrafa de vinho.

Mariana Paiva

LEIA MAIS: A salada de radicchio mediterrânea

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.