Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

MANTENDO A TRADIÇÃO

Demonstração de jogos germânicos é atração na 36ª Oktoberfest

Foto: Bruno Pedry

A fim de manter viva a cultura dos tradicionais jogos germânicos, o Centro Cultural 25 De Julho Santa Cruz do Sul está presente na 36ª Oktoberfest, com um estande de demonstração destes jogos, no Pavilhão 2 do parque. Os visitantes que passarem pelo local, vão poder conhecer tradições como o jogo de Corona, oriundo da Finlândia.

De acordo com a vice-presidente cultural do Centro Cultural 25 de Julho, Celi Durante, essa é uma forma de cultivar e passar a tradição para as próximas gerações. “Algumas peças como o Corona, são feitos artesanalmente e não tem mais quase quem faça. Então temos todo cuidado para preservar isso, para que as gerações futuras entendam como os antepassados se divertiam”, explica.

LEIA MAIS: Por dentro da Oktober: bandinha, dança e atrações da Gazeta

Celi Durante, vice-presidente cultural do Centro Cultural 25 de Julho | Foto: Bruno Pedry/Filmplay

Para Celi, enquanto hábitos como o dos jogos forem mostrados para a comunidade, a tradição se perpetuará. “Penso que enquanto tiver aos olhos da população esse tipo de trabalho, a população vai querer participar, então acredito que depende de nós expormos”, completa.

Juventude participante

Com apenas 17 anos, Milene Theisen é uma das voluntárias do estande da demonstração dos jogos. Ela conta que participa do Centro Cultural 25 de Julho desde quando tinha apenas 1 ano e 8 meses, por influência da família. “Eu participo do grupo de dança, minha mãe participa do coral, eu também jogo Eisstock. Eu percebo que muitas pessoas da minha idade acabaram saindo, deixando de participar, por achar chato, quando na verdade é um ponto de vista”, pontua a jovem.

Foto: Bruno Pedry/Filmplay

LEIA MAIS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.