Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ATRAÇÕES

Por dentro da Oktober: bandinha, dança e atrações da Gazeta

O Oktobertanz é hoje reconhecido como um dos melhores grupos folclóricos do Rio Grande do Sul

Quem visita a 36ª Oktoberfest pode conferir a alegria e a simpatia típicas da Banda Estrela de Ouro, que realiza apresentações itinerantes pelo parque. Com mais de dez anos de estrada, o grupo conta com dois CDs gravados e repertório que inclui músicas consagradas no ritmo das bandinhas, além de tradicionais canções do folclore alemão. “Estamos muito felizes de voltar. Mesmo com as restrições, já é um começo. Estávamos ansiosos pelo retorno”, disse a banda.

A música típica alemã do conjunto é formada pela combinação de instrumentos de sopro, harmônicos e rítmicos, tendo como raiz e estilo a cultura germânica. A formação atual tem Lidor Paulo Klein, Ivandro Bugs, Miguel Beckemkamp, Marcos Schneider, Ricardo Watte e Ricardo Wickert. A Estrela de Ouro se apresenta em Santa Cruz do Sul e na região animando jantares dançantes, quermesses e festas de comunidades, mas o destaque fica por conta da participação garantida na Festa da Alegria.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da Oktober: os símbolos do evento e a tradição da Banda Munich

Publicidade

Cultura germânica em forma de dança

Criada com o objetivo de preservar e cultuar as tradições germânicas trazidas pelos antepassados, a Sociedade Cultural Folclórica Oktobertanz sempre marca presença na Oktoberfest, e neste ano não será diferente. O grupo de danças surgiu em 1986 para ser o grupo oficial da festa e fez tanto sucesso que os integrantes já se apresentaram em vários locais da região e do Estado e até no exterior, sempre com rotina de muito entusiasmo e alegria. Atualmente são cinco categorias: infantil, juvenil, semioficial, oficial e casais.

A partir do grupo de danças, foi fundada em 1997 a Sociedade Cultural, que resgata os costumes e as tradições dos imigrantes por meio da dança, dos jogos e da culinária. O Oktobertanz é hoje reconhecido como um dos melhores grupos folclóricos do Rio Grande do Sul. No retorno aos ensaios presenciais, o grupo optou por manter os protocolos de distanciamento e evitar a troca de pares, resgatando danças antigas de ritmo descontraído e de fácil assimilação. “Esperamos que a Festa da Alegria seja um grande sucesso. Que todos consigam se divertir com segurança e que o Oktobertanz possa contribuir da melhor forma para que isto aconteça”, declarou o grupo.

LEIA MAIS: Festa da Alegria tem retomada histórica

Publicidade

Ritmos de Oktober

As rádios Gazeta FM 101,7 e FM 107,9 prepararam o projeto Ritmos de Oktober para marcar a Festa da Alegria neste ano. A iniciativa terá patrocínio da Box Distribuidor e Geração Materiais para Móveis. O financiamento é do programa Pró-Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. As lives serão transmitidas pelo Facebook e YouTube do Portal Gaz.

A programação terá início nesta sexta-feira, 8, a partir das 19 horas, com as bandas Scala e Munich no Pavilhão Central. No domingo, novamente a partir das 19 horas, as bandas serão Magia Musical e Santa Cruz, nos fundos do Pavilhão 2. Para segunda-feira, a partir das 14 horas, os atrativos são a Banda Heilige e o Fandangaço, nos fundos do Pavilhão 2. No feriado de terça-feira, também às 14 horas, o Pavilhão Central vai contar com Dugges Dance, Pagokids, oficina de dança, Ana Carolina, Camyla Piel e teatro Inspirados.

O fim de semana reserva muita música na sexta-feira, a partir das 19h30, com as apresentações de Daiton & Cris, Moisés Damé e Robson Bitencourt em um tributo sertanejo na Bierhaus. No sábado, a partir das 19h30, a noite da Bierhaus será de um tributo pagode/pop/rock, com as presenças de Edinho Nascimento, Tejota e Rodrigo Jaeger.

Publicidade

LEIA MAIS: 36ª Oktoberfest terá apresentações de dança e muita música nesta sexta-feira

Arte no Parque

Outro projeto da Gazeta na 36ª Oktoberfest é o Arte no Parque, com quatro atrações na lona das cervejarias. As apresentações serão na terça-feira, a partir das 19h30. O rock estará presente no palco com Íris Ativa, Viúva Negra, Rafael Sehn e Undercover.

Colaborou o repórter João Cléber Caramez

Publicidade

LEIA MAIS: Tudo que você precisa saber para aproveitar a 36ª Oktoberfest

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.