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ERS-400

Estado assina nesta quinta contrato para estudo de melhorias

Foto: Rodrigo Assmann/Banco de Imagens

Construção de terceiras pistas vai facilitar a vida dos motoristas nos trechos em aclive, mas serão necessários recursos para isso

A assinatura do contrato para elaboração do projeto técnico de construção de terceiras pistas na ERS-400, que liga Candelária a Sobradinho, ocorrerá nesta quinta-feira, 26, às 14 horas, na Casa Civil. A iniciativa pleiteada pelo deputado estadual Adolfo Brito (PP) já dura três anos, mas nos últimos 60 dias foram realizadas várias audiências que aceleraram o processo. Após a abertura da licitação para a contratação da empresa responsável pelo projeto técnico, a Incorp Consultoria e Assessoria Ltda. foi a vencedora.

Ela foi contratada por R$ 654.436,68. Durante a solenidade, a Incorp vai apresentar mais detalhes sobre a execução do projeto técnico. A empresa deverá fazer uma avaliação ao longo da rodovia para definir os trechos que serão contemplados. O projeto inclui também duas áreas de escape (caixas de brita) na descida da Serra. “É uma grande vitória para a região. Esse projeto é extremamente importante e resultado de muita luta com o apoio de lideranças regionais. Serão usados até drones para fazer o levantamento da estrada”, enfatiza o deputado estadual.

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Conforme Brito, a rodovia se tornou um corredor de exportação. “É um trecho de grande circulação, inclusive de caminhões com cargas pesadas, e de muitas curvas e aclives, o que exige uma terceira via. Este será um dia muito importante para a região. A próxima etapa é lutar pelos recursos para as obras”, ressalta.

O deputado estadual destaca que “o peso político” contribuiu muito para que o projeto saísse do papel. O apoio veio de prefeitos da região, da deputada estadual Kelly Moraes (PL), do deputado estadual Frederico Antunes (PP), do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Casa Civil, que entenderam a necessidade e a importância da terceira via.

Outro ponto destacado são as melhorias de segurança viária, sobretudo na prevenção de acidentes ao longo do trecho. Além do intenso movimento, o formato da estrada, que tem aclives e curvas acentuadas, exige investimentos para evitar riscos aos usuários.

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