Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CULTURA

Feira do Livro de Rio Pardo começa na próxima quarta-feira

Foto: Alencar da Rosa

O mundo das letras, da arte e da imaginação estará em evidência em Rio Pardo entre a próxima quarta-feira, 10, e o sábado, 13, quando o município realizará a Feira do Livro, com apoio do Sesc e patrocínio da Corsan. Nesta edição, o evento terá mudança de local. Nos anos anteriores, a Feira do Livro de Rio Pardo ocupava a rua ao lado da Prefeitura, e agora as atividades ocorrerão na Praça da Matriz e no Salão Paroquial da Igreja Matriz.

A programação reúne encontros com escritores locais, regionais e até de fora do Estado. Os quatro dias de evento reservam também teatro, música, oficinas, contação de histórias, exposições e venda de livros. O lançamento oficial ocorreu nessa quarta, 3, no gabinete do prefeito Rogério Monteiro, que explicou a preferência pela mudança de local da feira. “A intenção é que esta seja uma das maiores feiras feitas em Rio Pardo. Nós mudamos o local. Anteriormente era ao lado da Prefeitura, mas entendemos que Feira do Livro tem que ser em praça. A praça é pública, democrática, é de todos”, frisou.

LEIA TAMBÉM: Centenário do nascimento de Arno Frantz é destaque no Museu do Colégio Mauá

E acrescentou que Rio Pardo respira história e cultura, sendo o terceiro evento que será feito em um curto espaço de tempo. “Fizemos a etapa classificatória do Enart, e logo em seguida o Seminário de Língua Portuguesa e da Educação, que também foi um sucesso e tratou de nossa língua, tanto a portuguesa quanto a gaúcha e rio-pardense.”

Uma semana para proporcionar muitas conexões

Escolhido como patrono, pelotense Alcy Cheuiche tem mais de cem livros publicados | Foto: divulgação

Organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Pardo, a Feira do Livro tem neste ano o tema “O ato de ler te conecta”. O patrono será o escritor pelotense Alcy Cheuiche, de 82 anos. Ele é autor de obras como Sepé Tiarajú – Romance dos Sete Povos das Missões, A Guerra dos Farrapos e O velho marinheiro: a história da vida do Almirante Tamandaré. Cheuiche também é autor do livro de crônicas Na garupa de Chronos, que conquistou o prêmio Açorianos em 2011, além de ser autor de livros de poesia e da peça de teatro O pecado original. Já foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, em 2006, e da Semana Farroupilha, em 2011.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá exibição do espetáculo “Aladdin”

O objetivo maior da Feira do Livro é incentivar a leitura. O secretário de Educação de Rio Pardo, Telmo Berger, frisa que a expectativa é de grande presença de alunos das escolas. “Com certeza, estamos preparando algo diferente. Algo muito importante é que tem uma sintonia fina entre as escolas, tanto da rede municipal quanto da rede estadual, e temos o apoio da 6ª CRE, através do coordenador Luiz Ricardo. É uma situação nova, desde a indicação do patrono, que tem um histórico maravilhoso, com mais de cem livros editados.”

Berger ressalta que a conexão com a leitura mostra-se cada vez mais importante na formação de jovens e crianças. Na próxima quinta-feira, 11, comemora-se o Dia do Estudante, e a expectativa é de que mais de 2 mil jovens em idade escolar prestigiem a feira.

LEIA TAMBÉM: Para entender melhor a imigração alemã; confira dicas de quatro obras referenciais

Programação

  • 10 de agosto, quarta-feira
    • 10 horas – Bate-papo com a escritora santa-cruzense Lela Mayer
    • 15 horas – Bate-papo com o autor Alessandro Palmeira de Vasconcelos Leite
  • 11 de agosto, quinta-feira
    • 10 horas – Oficina: “A Arte como Expressão Humana, e o Amor como Objeto de Arte,” com o autor Alessandro Palmeira de Vasconcelos Leite
    • 14 horas – Encontro com o escritor Alcy Cheuiche
  • 12 de agosto, sexta-feira
    • 9 horas – Animação cultural – Grupo Vivandeiros da Alegria e Contação de história com Gisele Lunardi/Bate-papo com o autor Alessandro Palmeira de Vasconcelos Leite
    • 15 horas – Animação cultural – Grupo Vivandeiros da Alegria
  • 13 de agosto, sábado
    • 8 horas – Abertura das bancas de livreiros/Bate-papo com o autor Alessandro Palmeira de Vasconcelos Leite
    • 10h30 – Espetáculo teatral: O Pequeno Príncipe

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.