Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Santa Cruz

Futuros moradores de loteamentos populares assinam contratos

Foto: Aline Silva

Atendimentos são realizados no Parque da Oktoberfest

Os futuros moradores dos loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria I dão mais um passo em direção às novas casas nesta quarta-feira, 4, em Santa Cruz do Sul. É realizada no Parque da Oktoberfest a assinatura de contratos – tanto com a Caixa Econômica Federal quanto com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), para ligação de água nas residências.

São 447 moradias populares que começam a ser entregues aos contemplados já a partir desta sexta-feira, 6. Segundo o secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Valdir Bruxel, é resolvida nesta quarta a parte burocrática. “É o sonho de muita gente. A gente vê os rostos felizes agora, para quem esperou tanto tempo para a concretização deste sonho”, disse, em entrevista à Rádio Gazeta.

Conforme Bruxel, alguns santa-cruzenses chegaram ao local às 5 horas, para serem os primeiros da fila. “Para a nossa equipe é gratificante. Se vê que todo um trabalho de muitos ano está sendo coroado com êxito”, comentou, ressaltando ainda o clima de expectativa das famílias.

LEIA TAMBÉM: Contratos de casas populares serão assinados nesta quarta; ministro vem para entrega na sexta

A safrista Juliana Silva dos Santos era uma das pessoas que exibiam brilho nos olhos (e certamente largos sorrisos, escondidos pelas máscaras) nesta manhã no Parque da Oktoberfest. “muito feliz de receber minha casa”, comentou a moradora de Santa Cruz, que atualmente vive com outras cinco pessoas em uma mesma moradia. Atualmente vizinha de Juliana, Daiana Graciela da Silva da Rosa mora com os dois filhos. “muito feliz, agradecendo a Deus e à Prefeitura, é uma conquista enorme, sempre tive o sonho de uma casa. Uma nova vida, com certeza”, disse.

O mesmo sentimento era compartilhado por Rogério Soares Pereira. Desempregado, ele mora atualmente no Beco do Cléber. “A minha casa é bem pequeninha, cheia de buracos”, comentou, à Rádio Gazeta. “Meu coração quase saindo pela boca, mas muito feliz. Se for o caso, fico uma semana esperando na fila”, brincou.

LEIA MAIS: Casas nos loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria serão entregues no dia 6

As assinaturas

Os contemplados com casas no loteamento Mãe de Deus precisam se dirigir ao Ginásio Poliesportivo, enquanto os futuros moradores do Santa Maria I assinam os contratos na Bierhaus. De acordo com o secretário, as famílias assinam, ainda na recepção, uma autorização para remoção das casas onde moram atualmente, já que o objetivo é a recuperação das áreas, seja por serem locais invadidos ou outras questões, como regiões afetadas por alagamentos. Depois, cada família é direcionada à assinatura dos contratos com a Corsan e a Caixa.

Foto: Aline Silva

Os atendimentos no parque, para assinatura dos contratos, seguem sendo realizados. A expectativa do secretário de Habitação é de que os contratos estejam todos assinados até a tarde. Os cronogramas, segundo destacou, são definidos pela Caixa. Quem não conseguir ir ao local nesta quarta-feira deve entrar em contato com a secretaria para definição de nova data para a assinatura.

Para a sexta-feira está marcada uma solenidade de entrega de obra, no loteamento Mãe de Deus. “Estarão sendo entregues simbolicamente seis chaves, três de cada loteamento”, destaca o secretário. O ato deve ter participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. No sábado começam as remoções e demolições. Conforme Bruxel, os moradores “deverão esperar a programação da Prefeitura, para que saibam que dia será cada demolição”.

A Prefeitura informou que prepara uma força-tarefa para a remoção das famílias a partir de sábado. Mais de 30 servidores municipais, de diversas secretarias, estarão envolvidos, com apoio da Brigada Militar. Uma reunião nesta quarta-feira, no Palacinho, serviu para planejamento das ações.

Reunião na Prefeitura discutiu remoções

Colaborou a repórter Aline Silva

LEIA MAIS: Futuros moradores vistoriam casas nos loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.